Jogo Acerte o Alvo

Jogo Acerte o Alvo 1

OBJETIVO: Elaborar, interpretar e resolver situações-problema convencionais e não convencionais, utilizando e comunicando suas estratégias pessoais.

a) Aprendizagem: Desenvolver noções de localização e de percepção espacial; identificar a figura Jogo Acerte o Alvoplana circular; utilizar medidas de comprimento convencionais ou não; perceber a sequência dos números por meio do princípio aditivo (contagem); desenvolver a operação de adição; desenvolver o cálculo escrito e mental; comparar quantidades; estimular o desenvolvimento da habilidade de comparar e analisar dados e resultados obtidos.

b) Material:

– 10 a 12 bolinhas de gude (ou mais, conforme o ano de escolaridade das crianças)

– 1 bolinha de gude maior ou de outra cor

– giz, pincel ou fita crepe para desenhar no chão o esquema para o jogo

– papel bobina (craft, pardo ou outro) e pincel atômico (para o registro das jogadas)

c) Número de jogadores: todos os alunos da turma ou grupos de 3 a 4 alunos.

d) Regras:

– Desenhar o esquema do jogo no chão da sala, do pátio ou de outro espaço da escola (o desenho pode ser feito com giz ou outro material que demarque o desenho), conforme mostra a figura a seguir.

Jogo Acerte o Alvo

– Para se fazer o círculo pode-se utilizar o compasso do pedreiro como mostra a figura a seguir.

Jogo Acerte o Alvo

– Colocar as bolinhas de gude pequenas no centro do círculo.

– A uma distância de, mais ou menos, 150 cm (um metro e meio), marcar a linha para o lançamento da bolinha de gude maior.

– Cada aluno, na sua vez, lança a bolinha de gude maior (ou de outra cor) em direção às bolinhas que estão no círculo.

– O objetivo é tirar, com a bolinha de gude maior, as bolinhas de gude do círculo, passando-as para fora da região circular.

– A cada bolinha de gude tirada do círculo, com a jogada da bolinha de gude maior (ou de outra cor), conta-se um ponto.

– Após cada jogada, é realizada a contagem dos pontos, registrando-os em um quadro.

Por exemplo:

Jogo Acerte o Alvo

– Vence o jogo quem conseguiu fazer mais pontos na rodada ou na soma das rodadas.

– Defina previamente quantas vezes cada criança repetirá a jogada. Para isso, considere o tempo que você dispõe para o jogo e o número de participantes, lembrando, é claro, que a atividade do jogo poderá ser retomada em vários momentos. Variação:

– Pode-se combinar que cada bolinha de gude tirada do círculo vale 2 pontos ou 3 pontos. Essa variação na pontuação depende da fase de escolarização em que está sendo desenvolvido o trabalho.

e) Problematizando:

O trabalho pedagógico se torna mais efetivo se o envolvimento da criança se iniciar já no traçado do desenho do esquema para a realização do jogo. Na sequência recomenda-se dialogar com as crianças sobre a representação geométrica da figura que abrigará as bolinhas de gude, ou seja, o formato circular.

Pode-se, ainda, discutir sobre a forma de construção do círculo, com o compasso do pedreiro, auxiliando as crianças a construírem os seus compassos, questionando-as o porquê de esse instrumento possibilitar a construção de um círculo.

Da mesma forma, recomenda-se dialogar sobre a medição da distância entre o círculo e a linha de onde serão lançadas as bolinhas de gude. Como podemos fazer para medir a distância entre o círculo e a linha de lançamento? Esta é uma oportunidade para falar sobre as unidades de medida não convencionais, tais como: pés, palmos, passos, e as medidas de comprimento convencionais, tais como: metro e centímetro.

Com vistas a problematizar a diferenciação entre as unidades de medida, pode-se solicitar às crianças que os diferentes grupos façam as medições com seus palmos ou passos e depois pode-se comparar se todos mediram a mesma distância.

Em momento posterior, pode-se fazer o mesmo com a fita métrica, para que as crianças possam perceber a diferença entre utilizar ou não uma medida padronizada. Durante a realização do jogo, é interessante que as crianças registrem, do seu jeito, a quantidade de pontos obtidos, percebendo que há diferentes formas de registrar os resultados de uma jogada.

Cabe ao professor instigá-las para que criem suas formas de registro e as compartilhem com os colegas. Uma das formas de organização dos registros das jogadas e dos resultados é a representação por meio de quadros ou tabelas, conforme apresentado nas regras do jogo.

Essa forma facilita a comparação e análise dos resultados, que podem ser problematizados, com questões do tipo: Quem fez mais pontos? Quantos? Qual é a menor pontuação conseguida? Qual a diferença de pontos entre um jogador e outro? Extrapolando os resultados obtidos durante o jogo, é possível propor questionamentos do tipo: Se, em uma jogada, um aluno conseguisse tirar todas as bolinhas de gude do círculo, quantos pontos faria? Se um aluno fez 7 pontos, quanto falta para esse aluno fazer 12 pontos?

É possível um aluno, ao efetuar uma jogada, fazer zero pontos? Explique. Se cada bolinha de gude tirada do círculo valesse 2 pontos, quantos pontos faria um aluno que conseguisse tirar, em uma jogada, 6 bolinhas de gude?

Jogo Acerte o Alvo 2

a) Aprendizagem: Desenvolver noções de localização e de percepção espacial; identificar diferentes figuras geométricas planas; identificar medidas de comprimento, convencionais ou não convencionais; realizar contagens; relacionar e resolver as operações de adição e de multiplicação; desenvolver o cálculo escrito e cálculo mental; relacionar o registro do número à quantidade correspondente por meio de diferentes representações; comparar quantidades; estimular o desenvolvimento da habilidade de comparar e analisar dados e resultados obtidos.

b) Material:

– 10 a 12 bolinhas de gude (ou mais, conforme o ano de escolaridade das crianças)

– 1 bolinha de gude maior ou de outra cor

– giz, pincel ou fita crepe para desenhar no chão o esquema para o jogo

Jogo Acerte o Alvo

c) Número de jogadores: todos os alunos da turma; ou grupos de 3 a 4 alunos.

d) Regras:

– Desenhar o esquema do jogo no chão, conforme mostra a figura a seguir.

Jogo Acerte o Alvo

– Colocar as bolinhas de gude no centro do círculo, com exceção da bolinha de gude maior (ou de outra cor).

– A uma distância de mais ou menos 150 cm (um metro e meio), marcar a linha para o lançamento da bolinha de gude maior (ou de outra cor).

– Cada aluno, na sua vez, lança a bolinha de gude maior (ou de outra cor) em direção às bolinhas de gude que estão no círculo.

– O objetivo é tirar as bolinhas de gude do círculo central, passando-as para o espaço triangular e para o espaço quadrado.

Pontuação:

• Cada bolinha que ficar no espaço triangular vale 5 pontos.

• Cada bolinha que ficar no espaço quadrado vale 3 pontos.

• Se a bolinha ultrapassar o espaço quadrado, vale 1 ponto.

• Se a bolinha permanecer no espaço central (circular), não se conta ponto.

– Após cada jogada, fazer a contagem de pontos, registrando a expressão matemática obtida a partir da ação e o total de pontos conseguidos.

Por exemplo, se em uma jogada as bolinhas ficaram posicionadas da seguinte maneira:

• 2 bolinhas no espaço triangular;

• 4 bolinhas no espaço quadrado;

• 3 bolinhas fora do espaço quadrado; e

• 1 bolinha permaneceu no centro circular;

essa jogada pode ser registrada da seguinte maneira:

Jogo Acerte o Alvo

– Vence o jogo o aluno que, no final, obteve a maior pontuação.

Variação:

1) De acordo com a idade das crianças ou ano da turma, é interessante alterar a quantidade de bolinhas de gude.

2) A pontuação também pode ser alterada, por exemplo: se a bolinha ultrapassar o espaço quadrado, não conta ponto; ou, então, perde-se um ponto para cada bolinha que sair dos limites do jogo; entre outras alterações.

e) Problematizando:

Conforme descrito no jogo anterior (Acerte o Alvo I), as crianças podem ser convidadas a participar da elaboração do desenho do esquema do jogo. Nessa oportunidade, o professor poderá indagá-las a respeito das figuras geométricas planas que compõem o esquema do jogo, ou seja, a respeito das percepções que elas têm de círculo, quadrado e triângulo, destacando características que as identificam.

Pode-se ressaltar o que diferencia cada uma das figuras umas das outras. O quadrado é diferente do triângulo, pois possui quatro lados. Ambos são diferentes do círculo, pois são compostos de linhas retas. Outro aspecto a ser destacado é a distância entre a linha de lançamento da bolinha de gude até o esquema do jogo, que pode ser de aproximadamente um metro e meio (150 cm). Isso corresponde a quantos passos?

A quantidade de passos obtidos é a mesma entre os diferentes alunos? O professor pode aproveitar a oportunidade para dialogar sobre medidas de comprimento não convencionais (palmo, passo, pé, entre outras) e convencionais (metro, centímetro, entre outras). Durante o jogo, o professor deve estimular os alunos para que registrem as suas jogadas e os resultados obtidos.

Esses registros podem apresentar diferentes formas, devendo ser, depois, compartilhados entre os estudantes. Após o jogo e com os devidos registros, o professor pode propor a análise dos resultados obtidos, por meio de problematizações, tais como: Quem fez mais pontos? Qual foi a expressão matemática que resultou da ação do aluno que fez mais pontos? Quem fez menos pontos? Quantos? Qual foi a expressão matemática obtida? Qual a diferença de pontos entre os alunos “X” e “Y”?

Quantos pontos o aluno “X” fez a mais que o aluno “Y”? A preocupação maior do professor, nesse momento, não pode ser com o registro de técnicas operatórias convencionais, muitas vezes sem significados para a criança; e sim, em envolver as crianças para que se sintam desafiadas a resolver diferentes problematizações por meio de estratégias próprias, desenvolvendo as habilidades de compreensão, interpretação e resolução das situações apresentadas.

Fonte:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

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