Jogo o que Mudou?

Pensamento Algébrico: Compreender padrões e relações a partir de diferentes contextos.

a) Aprendizagem: Reconhecer a sequência numérica de 1 a 20 e identificar o número que falta na sequência.

b) Material:

Jogo o que Mudou?

c) Número de jogadores: todos os alunos da turma.

d) Regras:

– O professor organiza no chão da sala a sequência de cartões que contém os números de 1 a 10 e solicita que os alunos observem.

– Depois que observarem, o professor solicita aos alunos que fiquem de costas para a sequência disposta no chão. Então, retira-se um cartão da sequência, reorganizando-se os cartões, sem deixar espaço vazio entre um cartão e outro.

– Após o professor contar até três, os alunos se viram e voltam a observar a sequência, tentando descobrir o número que falta.

– Depois de várias rodadas com a sequência numérica de 1 a 10, o professor repete o jogo com todos os cartões, ou seja, de 1 a 20.

– Na primeira rodada com todos os cartões, o professor retira somente um número e, depois, pode retirar mais de um cartão em uma única vez.

– Os alunos poderão revezar a posição com o professor, retirando cartões da sequência.

– Ganham os alunos que identificarem os números que faltam nas sequências.

Variações:

Pode-se fazer o mesmo procedimento com outras sequências, como, por exemplo, com múltiplos de 3, de 4, etc.

e) Problematizando:

Uma das condições necessárias para que a criança aprenda a contar corretamente é conhecer a sequência dos números. A exploração de parlendas e brincadeiras cantadas com a sequência oral é uma estratégia eficiente para esse trabalho. Para explorar a sequência de 1 a 10, por exemplo, pode-se explorar a parlenda:

1, 2, feijão com arroz,
3, 4, feijão no prato,
5, 6, feijão inglês,
7, 8, comer biscoito,
9, 10, comer pastéis.

Depois que as sequências numéricas de 1 a 20 forem bem exploradas oralmente, apresenta-se o jogo para os alunos. O grau de dificuldade deve ser aumentado gradativamente. Primeiramente trabalha-se com a sequência de 1 a 10, retirando apenas um dos números. Depois retiram-se dois números, três e assim sucessivamente. Posteriormente, apresenta-se a sequência de 11 a 20.

Durante o jogo, a verificação do domínio da ordem da sequência pode ser observada por meio de alguns questionamentos: Qual é o número que vem depois do 4? E depois do 7? Que número vem antes do 9? E do 17?

Após o jogo, pode-se estender o trabalho com sequências no quadro de giz ou na lousa, solicitando que observem, por exemplo, a sequência dos números pares ou números ímpares.

As atividades a seguir podem ser exploradas após o jogo.

Quais são as fichas que faltam na sequência de 1 a 10?

Jogo o que Mudou?

  • Qual é a próxima ficha da sequência anterior se a tivéssemos completado com todas as fichas?
  • Quais os números que faltam na sequência decrescente

Jogo o que Mudou?

  • O professor de Daniela criou uma sequência especial?

Jogo o que Mudou?

– Quais são os números que estão faltando nessa sequência?

– Que nome esses números recebem?

  • Fernando criou uma sequência. Quais são os números que estão faltando?

Jogo o que Mudou?

  • Para aumentar a sequência até 30, quais os números que devem ser incluídos?

Fonte:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

Faça o Download do arquivo completo clicando AQUI!

Assista aos Vídeos Abaixo:

   

   


Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta