Diferença entre Psicopata e Sociopata

Diferença entre Psicopata e SociopataSaiba a Diferença entre Psicopata e Sociopata:

A psicopatia ou Sociopatia é classificada pelo DSM-5 como Transtorno de Personalidade Antissocial. Mas esse transtorno pode apresentar características mais evidentes apontando para comportamentos Psicopatas ou Sociopatas.

De acordo com algumas pesquisas, a condição do psicopata é inata, ou seja, desde o nascimento. Os psicopatas nascem com essas condições. No caso da Sociopatia, as pesquisas dizem que um sujeito no decorrer da vida e em meio ao ambiente que vive, pode se tornar um sociopata.

Como já foi dito, outrora esses termos eram considerados como transtornos separados, mas no DSM-5 encontramos o Transtorno de Personalidade Antissocial – TPAS. As características descritas no TPAS ou até mesmo as dos Psicopatas ou Sociopatas são muito próximas. Mas existem divergências ainda sobre alguns pontos que se destacam fazendo com que ainda sejam classificados como diferentes por alguns profissionais.

Levando em consideração algumas pesquisas iremos descrever alguns pontos em que os Psicopatas e Sociopatas divergem:

 

PSICOPATA

 

 

SOCIOPATA

 CAUSAS

 

 

Causas associadas à genética e condições inatas adquiridas por meio de uso de cigarros, bebidas alcoólicas ou drogas durante a gestação, podendo ser responsáveis na ocorrência de alterações do desenvolvimento cerebral do bebê e nas estruturas do cérebro.

 

 

Sua ocorrência está relacionada à vida do sujeito, o meio ambiente em que se está inserido podendo ser conturbado provocando problemas no desenvolvimento da personalidade por meio dos traumas vividos.

 RELAÇÕES SOCIAIS

 

 

Psicopatas agem de forma educada e equilibrada aparentando normalidade em seus comportamentos. Se mostram ser pessoas educadas e inteligentes. Suas atitudes no meio social são superficiais o que os fazem agir de forma manipuladora para conseguir seus objetivos. Nas relações não conseguem criar laços afetivos verdadeiros.

 

Sociopatas conseguem criar laços afetivos, mas devido aos seus comportamentos impulsivos muitas vezes atingem as pessoas próximas e a família. Agem de forma agressiva e violenta e como consequência sentem culpa. Possuem dificuldades em seguir regras e em permanecer em ambientes coletivos.

 IMPULSIVIDADE

 

 

Psicopatas agem de forma calculada e planejada para garantir que seus atos não sejam descobertos.

 

 

Sociopatas agem de forma espontânea e sem planejar. São impulsivos e agressivos revelando seus comportamentos.

 

 EMPATIA X CULPA

 

 

Não sentem culpa pelo que fazem aos outros. Mesmo sabendo da necessidade de alguém, isso não lhe causa nenhum remorso ou dor.

 

 

Possuem empatia com as pessoas próximas como: familiares e amigos. Conseguem sentir um determinado grau de culpa.

 COMPORTAMENTO CRIMINAL

 

 

Se preocupam em esconder as evidências de seus atos, podendo cometer crimes bem calculados e planejados. Praticam atos com roteiros estabelecidos.

 

 

Agem de forma impulsiva deixando evidência de seus atos. Cometem lesão de patrimônio público, furtos e roubos. Agem de forma agressiva e violenta.


Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta