Concepção Comportamentalista de educação

Concepção Comportamentalista de educaçãoNa abordagem comportamentalista ou behaviorista, o conhecimento é externo ao indivíduo e deve ser por ele descoberto como resultado direto de sua experiência. Cabe à Educação o papel de estabelecer um roteiro de ações rigorosamente controlado, que conduza o aluno a atingir objetivos de ensino pré-determinados.

A transmissão dos conteúdos deve levar ao desenvolvimento de habilidades e competências. Encontra respaldo teórico na corrente filosófica conhecida como Positivismo, fundada por Auguste Comte no século XVIII, que postula, entre outras coisas, que todos os eventos humanos podem ser sistematizados e mensurados por meio dos mesmos critérios adotados para a pesquisa em ciências naturais.

A abordagem comportamentalista tem como grandes nomes Watson, Skinner e Pavlov. De modo bastante simplificado, o Behaviorismo situa-se como ramo objetivo e experimental da Psicologia voltado ao estudo do comportamento. Ao desenvolver seus estudos, em meio à análise experimental do comportamento, Skinner salienta o reforço como condição para o controle do comportamento humano (PESCE, 2010).

O papel do professor, nessa concepção, é o de planejador e estrategista do processo ensino-aprendizagem, e ainda o responsável por manter, sobre ele um rigoroso controle. O professor deve reforçar os aspectos positivos ao aluno e evitar castigos e punições, práticas toleradas no ensino tradicional. O Comportamentalismo, como o nome indica, postula que o comportamento humano é ordenado e determinado, não havendo lugar para o livre-arbítrio.

Nos anos 1960, sob a influência dessa concepção de educação, popularizaram-se os estudos dirigidos, precursores do que se conhecem hoje como tutoriais interativos para aprendizado à distância, usualmente em CD-ROM e com recursos da hipermídia, que preveem um detalhado roteiro de estudos, com exercícios de resposta automática, que o estudante trilha sozinho, sem o apoio de um professor.

A ênfase dirige-se à elaboração do material didático e à formulação do roteiro a ser seguido. Alguns autores a reconhecem como Tecnicismo (LIBÂNEO, 1986).

Fonte: Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância.
UNA-SUS UNIFESP, 2011.

Assista aos Vídeos Abaixo:

   

   


Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta