É uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que agrega produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a autonomia, independência, qualidade de vida e a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Dentro da categoria “recursos”, podemos encontrar a Alta Tecnologia (equipamentos que necessitam de controle de computadores ou dispositivos eletrônicos, produzidos em indústrias, em série e por profissionais especializados) e a Baixa Tecnologia (feito com materiais de baixo custo disponíveis no dia a dia e produzidos de forma artesanal e individual).
Dessa forma, vamos agora destacar algumas categorias da Tecnologia Assistiva:
- Auxílios para a vida diária e vida prática;
- CAA- Comunicação Aumentativa e Alternativa;
- Recursos de acessibilidade ao computador;
- Adequação Postural;
- Projetos arquitetônicos para acessibilidade;
- Órteses e próteses;
- Adaptações em Veículos;
- Auxílios de mobilidade;
- Auxilio para cegos ou pessoas com baixa visão;
- Auxílios para pessoas com surdez ou com déficit auditivo.
Contudo, os recursos de Tecnologia Assistiva podem ser utilizados como mediação para a inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar, possibilitando o desenvolvimento de sua capacidade cognitiva, comunicacional e motora, consequentemente, um grande auxílio para sua inclusão social.
A disponibilidade de recursos e adaptações torna-se a diferença para esses estudantes desde um simples engrossador de lápis, a criação de um quadro de rotinas, pistas visuais para que o educando com TEA, não verbal, possa demonstrar suas necessidades, como ir ao banheiro, ingestão de água, alimentação; até mesmo mudanças em seu mobiliário, como aumento e redução de carteiras, apoio plantar (suporte para os pés enquanto o sujeito permanece sentado) para a educação postural, a qual poderá interferir em questões motoras.
FONTE:
Cartilha transtorno do espectro autista [recurso eletrônico] / Paola Gianotto Braga, Stéfani Quevedo de Meneses dos Santos e Adriana A. Burato Marques Buytendorp. Campo Grande, MS: Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul – SED/MS, 2019. 28 p. 13,5 MB; e-Book – PDF
Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.