Música e matemática

Música e matemáticaA música além de linguagem de expressão, é inseparável da matemática. Ela possui um mecanismo de tempo simultâneo executado um após o outro de forma ordenada.

 

 

A música e a matemática sempre estiveram interligadas e possuem temas comuns às duas áreas. O que desperta a hipótese de que ao estudar uma das áreas se está aprimorando em ambas (PONSO, 2008, p. 59).

Música como facilitador no ensino da matemática

Segundo a autora, estudar música facilita no aprendizado e na compreensão da matemática. Bem como o estudo da matemática ajuda o sujeito a compreender melhor a execução dos tempos e a leitura de partituras musicais. Como a música é composta por compassos, tempos, ritmo e figuras musicais com valores diferentes que somadas formam os compassos de forma ordenada, a matemática se faz muito presente nas partituras musicais.

O cérebro e o som

Além disso, o simples fato de ouvir a música faz com que o cérebro processe o som, desenvolvendo capacidades de tempo, sequência rítmica, altura e intervalo de sons. Na teoria musical cada figura possui um valor de acordo com o compasso. O compasso determina o valor de cada figura musical e cada compasso possui a mesma quantidade de tempos, ou seja, os compassos sempre seguiram um padrão de tempo. Para elucidar a explicação, observe o exemplo do compasso 4/4 com 4 tempos cada.

Segue abaixo a demonstração das figuras musicais:

Figura 1. Notas musicais

Música e matemáticahttp://essaseoutras.xpg.uol.com.br/figuras-musicais-duracao-do-som-pulsacao-nome-e-valor-das-notas/

Em um compasso 4/4 a semibreve vale quatro tempos, logo em seguida, a mínima vale a metade da semibreve. Logo, percebe-se que são necessárias duas mínimas para que somadas deem o valor de uma semibreve. Essa regra de cálculo segue para as demais figuras como a semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa mantendo uma escala decrescente ao qual cada uma sempre irá valer a metade do valor da outra. Vejamos agora um exemplo de compasso 4/4 com as figuras e tempos:

Figura 2. Compasso 4/4

Música e matemáticahttp://www.geocities.ws/asomatica/Teoria/ApostilaII.htm

Música é matemática

Por meio desta imagem, podemos perceber que a música é composta por tempos e sequências, que determinam e possibilitam a formação do compasso e o ritmo musical. Assim sendo o número localizado na parte de cima significa a quantidade de tempos que o compasso terá. O número de baixo significa a figura que irá valer “1” tempo. Observe que na imagem, a primeira pauta possui quatro semínimas, cada uma valendo um tempo. No segundo compasso aparece uma mínima e depois duas semínimas. Segundo Santos e Ribeiro (2015), a matemática está presente em nosso cotidiano e as crianças até determinada idade, possuem dificuldades em compreender de forma abstrata a questão de quantidade.

Desenvolvendo a capacidade de valores abstratos

A música promove a compreensão de valores e sequências, ou seja, faz com que a criança adquira a compreensão e o desenvolvimento do entendimento abstrato durante a infância. Segundo Smole (apud SANTOS e RIBEIRO, 2000), brincadeiras com música durante a infância contribuem no desenvolvimento do raciocínio da criança, pois como destacado anteriormente, o aprendizado da música proporciona diversas habilidades que fazem com que o cérebro utilize de inúmeras tarefas ao mesmo tempo, fazendo com que o sujeito desenvolva o pensamento lógico e a reflexão, tornando possível que o sujeito estabeleça a relação entre a música e a matemática.

REFERÊNCIAS

PONSO, C. C. Música em Diálogo. Porto Alegre: Sulina, 2008.

Assista aos Vídeos Abaixo:

   

   

Licença Creative CommonsEste Conteúdo está licenciado com uma Licença.


Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta