Jogo Equilíbrio Geométrico

Confira todos os objetivos Jogo Equilíbrio Geométrico:

a) Aprendizagem: Reconhecer as figuras geométricas; desenvolver percepções corporais; desenvolver a lateralidade, as noções de espaço, estabelecendo estratégias na utilização de representações.

b) Material:

– 1 tapete contendo círculos, quadrados, retângulos e triângulos. (Pode-se pintar um tapete ou mesmo colar as figuras geométricas no chão)

Assista ao vídeo sobre Dado de Vogais:

– 1 dado azul (tetraedro) com orientações corporais: mão direita, mão esquerda, pé direito, pé esquerdo (a face sorteada é aquela virada para baixo)

– 1 dado laranja (cubo) com os nomes das figuras geométricas: triângulo, quadrado, círculo, retângulo e dois espaços de perde a vez

c) Número de jogadores: 2 ou 3 participantes.

d) Regras:

– As crianças devem estar descalças para facilitar o próprio equilíbrio e com vestimentas que permitam a flexibilidade do corpo.

– Para iniciar o jogo, decidir quem será o juiz e os primeiros a jogar. O juiz é quem deve lançar os dados.

– Cada jogador escolhe uma ponta do tapete para iniciar a jogada.

– O juiz lança o primeiro dado (tetraedro

– cor azul) para verificar qual será a orientação para movimentar o corpo.

– Neste caso, a parte do dado que cai virada para baixo é a sorteada. O juiz levanta o dado e lê a parte do corpo que o jogador deve posicionar sobre o tapete (mão direita, mão esquerda, pé direito ou pé esquerdo).

– Somente uma mão ou um pé podem ocupar uma das figuras, sendo uma de cada vez.

– O jogador deve mover os pés e as mãos conforme a indicação dos dados, sem perder o equilíbrio ou cair.

– Em seguida, o juiz joga o dado de cor laranja (cubo), cuja parte virada para cima que indica a figura sobre a qual o jogador deverá posicionar a parte do corpo sorteada no primeiro dado.

– Uma vez que as mãos e os pés estejam sobre as figuras, eles não poderão ser movidos ou levantados.

– O juiz joga novamente os dois dados para dar o comando ao novo jogador. O primeiro jogador deverá permanecer no tapete.

– Se os dados indicarem uma posição em que o jogador já esteja, ele deverá mover-se somente para outra figura com o mesmo formato.

– Quando um jogador não consegue equilibrar-se ou deixa qualquer parte do corpo que não seja mão ou pé tocar o tapete, ele sai do jogo.

– O último jogador que ficar no tapete conforme as regras é o vencedor do jogo.

e) Problematizando:

Inicialmente o professor poderá conversar com as crianças sobre quais figuras geométricas aparecem no tapete e em que objetos do cotidiano elas percebem formatos similares.

É importante que as crianças percebam que placas de trânsito são triangulares, retangulares ou circulares, que a lua em alguns dias do mês é circular e que canteiros, de maneira geral, são retangulares. Aproveitando o formato não usual do dado tetraédrico, pode se discutir as diferenças entre as faces deste dado e do dado cúbico.

Aproveitando a mesma estrutura do jogo, pode-se explorar uma série de outros conceitos, como linhas abertas e fechadas, linhas curvas e poligonais, etc. Para isso, basta elaborar outro tapete com os conceitos que se deseja trabalhar.

Pode-se inclusive trabalhar com outros conceitos não geométricos, como a multiplicação. A construção e desconstrução dos dados poderá ser problematizada e ampliada para a planificação de outros tipos de embalagens.

Fonte:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

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Assista aos Vídeos Abaixo:

   

   


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