Jogo Cubra a Diferença

OBJETIVO: Calcular adição com ou sem agrupamento e subtração com ou sem desagrupamento.

a) Aprendizagem: Identificar quantidades e realizar contagens; perceber a diferença entre duas quantidades; calcular subtrações mentalmente.

b) Material:

– 2 dados comuns

– 4 tabuleiros individuais com números de zero a 5 (um vermelho, um azul, um verde e um amarelo)

– 24 cartões coloridos (6 vermelhos, 6 azuis, 6 verdes e 6 amarelos)

Jogo Cubra a Diferença

c) Número de jogadores: 4 participantes.

d) Regras:

– Cada criança escolhe uma cor: amarela, verde, vermelha ou azul.

– Assim que escolher a cor, a criança pega o seu tabuleiro e as 6 fichas da mesma cor.

– Os 4 tabuleiros individuais devem ser organizados para o jogo, conforme mostra a figura da página 23.

– Cada jogador lança, na sua vez, os dois dados simultaneamente e calcula a diferença entre as duas quantidades que saíram nos dados.

– O jogador cobre, com um dos seus cartões, no seu tabuleiro, o número correspondente à diferença obtida.

– O próximo jogador procede da mesma forma e assim sucessivamente.

– Caso o número correspondente à diferença já esteja coberto, o jogador passa a vez para o próximo.

– Vence o jogo quem cobrir primeiro todos os números do seu tabuleiro.

e) Problematizando: 

Neste jogo, as crianças fazem uso da ideia comparativa da subtração por meio do cálculo da diferença entre duas pequenas quantidades, de modo a estimular, também, o cálculo mental. As crianças podem ser estimuladas a verbalizarem as quantidades obtidas nos dados, em cada jogada, assim como a diferença entre essas duas quantidades, marcando-a no tabuleiro.

O jogo pode ser potencializado na medida em que o professor vê a possibilidade de levantar questões, além das explicitadas diretamente pelo jogo em si, como, por exemplo: Por que os tabuleiros apresentam os números de zero a 5? Poderia aparecer o número 8? Por quê? Ou, ainda, Se, em uma jogada, saísse em um dado a quantidade 5 e no outro 2, como seria calculado o número a ser marcado no tabuleiro? Como registrar numericamente essa situação? Quais as possibilidades de jogadas para se obter resultado zero? E o número 1?

Fonte:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

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