Diferença entre Sociopata, Psicopata e Manipulador

Diferença entre Sociopata, Psicopata e ManipuladorSaiba identificar a diferença entre Sociopata, Psicopata e Manipulador e quais as características de cada um deles:

Sociopatia e Psicopatia está relacionado a um Transtorno de Personalidade conhecido como Transtorno de Personalidade Antissocial. Quem possui este transtorno possui padrões de comportamentos persistentes relacionados ao transtorno que possui. Segundo alguns autores a Psicopatia é inata e a sociopatia acontece no decorrer da vida.

TPAS é caracterizado pela falta de empatia e pela leitura que este sujeito faz do mundo e das pessoas acreditando que o mesmo, servem para lhe servir. Em outras palavras, quem possui o Transtorno de Personalidade Antissocial acredita que as pessoas são extensões de si e que servem para que por meio delas, ele (a) alcancem seus objetivos.

Outro fator importante é que quem tem o TPAS não sente remorso por fazer mal aos outros ou manipular pessoas para conseguirem o que querem. Eles não sentem empatia e se sentem superiores e merecedores de tudo. Além disso, quando prejudicam os outros, acreditam que não estão errados e criam inúmeras justificativas para a forma como agem.

Isso por que Sociopatas/Psicotadas são 100% frios em relação ao seu emocional a ponto de racionalizar tudo. No caso das pessoas manipuladoras, já acontece diferente. Elas são capazes de se colocar no lugar do outro em algumas ocasiões e de deixar de fazer certas coisas pensando nas consequências que irá causar aos outros, além de ter consciência de que seus atos estão errados podendo mudar sua conduta.

É claro que a manipulação é um dos comportamentos dos psicopatas/sociopatas. Mas os psicopatas/ sociopatas agem dessa forma por que querem ter o que desejam por que se sentem superiores e merecedores. No caso de quem é somente manipulador isso já acontece diferente.

A pessoa manipuladora, simplesmente manipula por questões emocionais e ego fragilizado. A pessoa com o Transtorno de Personalidade Antissocial não se acha inferior, no caso do manipulador, ele acredita que precisa manipular e controlar as pessoas para passar uma impressão de domínio e confiança que simplesmente não existe.

Uma pessoa sociopata/psicopata não sofre com sua tristeza e nem se importa se você quiser fazer ele (a) sofrer de alguma forma. No caso do manipulador se você tentar humilha-lo ou fazer algo que o deixe triste, ele sentirá sentimentos normalmente, que é uma coisa que não acontece com quem possui o Transtorno de Personalidade Antissocial.

Pessoas com TPAS até sentem emoções, mas geralmente estão ligadas às frustações daquilo que não conseguem e não são vindas dos ataques de outras pessoas. Em contrapartida, os manipuladores sofrem com a opinião e aprovação dos outros.

Confira mais detalhes sobre o que é o transtorno de personalidade antissocial e sobre como identificar um manipulador agressivo passivo.


Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta