As Atividades na Educação Infantil

Tendo em vista que na Educação Infantil a linguagem escrita é mais uma das linguagens da cultura que está presente no cotidiano da criança, e que, por vezes, desperta a sua curiosidade, as atividades que enfatizam o código alfabético cumprem os objetivos de fomentar e de instigar a criança a elaborar hipóteses sobre a escrita, porém, apoiadas sempre no desenho ou na figura, o que possibilitará a comunicação e a realização daquilo que foi proposto, seja a representação gráfica, ou o jogo, independentemente do seu domínio sobre a língua.

Nesse sentido, a exploração dos símbolos tem a finalidade de favorecer a criança nas tarefas de distinguir, identificar e refletir sobre o que é capaz de perceber acerca do sistema de escrita e, com isso, promover a compreensão e não a mera execução do que foi proposto.

É importante ressaltar que nessa faixa etária algumas crianças podem reconhecer e tentar representar os signos da língua, e outras não se interessar tanto por escritos, mas, diante da atividade proposta, entram em contato com as possibilidades de representação gráfica presentes na cultura, disso decorre a ideia de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygostsky16, que reafirma a importância da interação no processo de aprendizagem quando crianças mais experientes constituem modelos para as demais.

Com a periodicidade da atividade, as crianças se apropriam dos procedimentos de representação – a escrita do nome; o espaço do desenho; o espaço da escrita –, os quais devem ser retomados sempre no início da atividade para favorecer a concentração e tornar claro o objetivo daquilo que farão, além de propiciar a elas o exercício de sua autonomia intelectual enquanto o professor pode circular na sala para observar e mediar as crianças que tiverem necessidade de mais orientações.

Para elaborar as atividades, o professor pode se apoiar em suas observações durante os momentos em que se apresenta como escriba e que as crianças fazem inferências ao código alfabético relacionando seus conhecimentos à representação realizada, ou nos escritos das crianças representados em atividades propostas como o desenho/escrita (exemplo 1) e a frase-desafio, uma vez que representam indícios de suas hipóteses.

  1. Coleta de Escrita Espontânea: a partir dos 4 anos, sugere-se o desenho/escrita (exemplo 1) e a frase-desafio, que podem ser realizados uma vez a cada quinze dias, e depois alternadas na rotina semanal. Para tornar o desenho/escrita mais envolvente como atividade de representação, pode-se utilizar elementos de intervenção colados na folha no espaço do desenho (formas geométricas, retalho de tecido, pedaço de papel de diferentes texturas,…), a fim de estimular a criatividade da criança e o aprimoramento de sua representação gráfica.
  2.  Jogos de linguagem: a partir dos 3 anos, pode-se propor quatro jogos diferentes, formando grupos com até quatro crianças em cada mesa. Os jogos podem ser propostos semanalmente e os integrantes dos grupos podem trocar de jogo após o término de uma jogada. As peças devem conter sempre figura/foto bem-definidas e preferencialmente coloridas, o que favorece a discriminação visual. Letras e palavras devem ser escritas em caixa-alta com traçado bem definido e sempre acompanhar as figuras que representam. Conter, no máximo, 20 peças. Exemplos de jogos: memória (figura/ figura; figura/palavra/figura; nomes da turma), dominó (figura/figura; figura/letra), bingo (figuras; letras), caça-figuras (cartela de figuras/letras).

As Atividades na Educação Infantil

Esse jogo é, em geral, bastante conhecido das crianças, assim não apresenta dificuldade de compreensão quanto ao seu funcionamento, uma vez que consiste na identificação do símbolo/figura igual ou correspondente. O desafio está em discriminar visualmente a imagem da cartela e relacionar com o outro que forma seu par.

As Atividades na Educação Infantil

Esse jogo também é comum entre as crianças dessa faixa etária e pode ter variações em suas cartelas, desde que contemplem os símbolos das figuras referentes ao tema do jogo, ou seja, se o tema proposto refere-se a animais (vaca, cachorro, gato e galo), além das figuras desses animais, as cartelas poderão conter as palavras e letras correspondentes a elas. Com isso, o desafio constitui a identificação e a correspondência dos elementos que representam o objeto (imagem), envolvendo possibilidades que a criança poderá perceber no decorrer do jogo.

As Atividades na Educação Infantil

Esse jogo pode ser proposto àquelas crianças que já demonstram hipóteses de escritos, que indicam a construção da palavra de forma a corresponder fonema e grafema. Assim, durante o jogo, a tentativa de identificar a palavra escrita com a figura se constitui um desafio para elas, uma vez que buscarão relacionar o código à sua que decifração. Tem maior pertinência nos grupos que envolvem a faixa etária de 4 a 6 anos.

Material: 4 cartelas contendo 6 figuras diferentes cada uma, 24 palavras escritas em fichas.

Participantes: 4 crianças.

  1. Cada criança deverá receber uma cartela com diferentes figuras (ou gravuras) para encontrar as palavras correspondentes.
  2. As fichas com as palavras correspondentes deverão estar dispostas na mesa de modo que cada criança possa pegar aquela que achar conveniente, contudo haverá apenas 1 ficha com a palavra correspondente para cada cartela.

Para encontrar as fichas com as palavras correspondentes, a criança deverá relacionar o escrito com a figura, buscando distinguir o que sabe em relação ao código e decifrar o que está escrito. Em geral, a criança pequena distingue a primeira letra em relação às demais, assim como o faz em relação ao seu próprio nome. Porém isso não é uma regra, ela pode também identificar as letras no meio da palavra e fazer inferências a respeito.

O grupo poderá confrontar suas hipóteses de escrita (as fichas das palavras escolhidas para relacionar às figuras na cartela) e quando houver divergência, as crianças poderão refletir coletivamente a respeito, pois é desse conflito que surgem as discussões entre crianças mais experientes e crianças menos experientes (ZDP), e ocorre a troca de conhecimentos.

Com isso, o jogo propicia a leitura dedutiva pela criança e valoriza diferentes níveis de conhecimentos em relação ao domínio da língua, promovendo a inclusão e, ao mesmo tempo, a confrontação de hipóteses de escrita pelo grupo de crianças em uma mesa coletiva.

Para desafiar as crianças a ampliar seus conhecimentos e aprimorar suas hipóteses acerca da escrita, apresentam-se posteriormente cartelas com pelo menos duas figuras que comecem com a mesma letra, provocando a reflexão em relação às palavras associadas às figuras e maior discussão do grupo em torno dos resultados de cada cartela.

FONTE: Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental : saberes e práticas

DOWNLOAD: Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental : saberes e práticas / autores Catarina de Souza Moro [et al] / organizadores: Arleandra Cristina Talin do Amaral, Roseli Correia de Barros Casagrande, Viviane Chulek. – Curitiba : SEED–PR., 2012

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