O aprendizado na educação infantil
A exploração e experimentação são fatores indispensáveis para a criança durante a educação infantil, para que possam construir seu conhecimento de mundo seguindo uma visão Piagetiana. Segundo Piaget o sujeito desde o nascimento, constrói seu conhecimento de acordo com a forma em que ele interage com o meio que o cerca e com as experiências empíricas de sua vida.
Papel do Professor como facilitador do conhecimento
O papel do professor é propor continuamente esta interação com o meio, possibilitando que a criança interaja e construa frente objetos do conhecimento, evoluindo suas funções mentais que se tratam de valores cognitivos sendo eles:
- Memória;
- Habilidades Sensoriais;
- Capacidade Abstrata;
- Raciocínio Lógico;
- Pensamento e
- Conhecimento de Mundo.
Como incentivar a criança?
Levando em Consideração todos esses fatores durante a fase infantil, nesse sentido o Professor deve propor atividades que incentivem à criança em sua jornada pela descoberta, criando e propondo um planejamento que contemplem a realidade dos alunos, visando sua realidade de vida.
Como criar uma proposta pedagógica?
Antes de mais nada, é de grande importância que a escola juntamente com a família, sejam parceiras e exerçam seu papel importante de mediadores na proposta pedagógica. Acima de tudo sempre proporcionando a segurança da criança de forma coerente no que diz respeito a tudo que será proposto em seu currículo assim como visando seu pleno desenvolvimento.
Características do currículo Infantil
A princípio no Currículo Infantil, deve ser incluído todas as formas de interação sendo eles por meio de:
- Descoberta do meio em que a criança se encontra;
- Interação com outras crianças;
- Jogos que desenvolvam e aperfeiçoem o conhecimento e reconhecimento de seu corpo; bem como o desenvolvendo, agilidade, coordenação motora e noção de espaço e
- As relações interpessoais, possibilitando maior aquisição da linguagem verbal, o diálogo e sua forma de expressar.
Contudo propor Atividades em que a criança irá brincar de forma espontânea, irá permitir a ela que se desenvolva, criando autonomia e reconhecendo sua identidade como sujeito ativo. A brincadeira sempre torna as atividades mais atrativas e consequentemente mais eficazes. É brincando que a criança internaliza os saberes e descobre coisas novas.
O desenvolvimento da criança em meio as experiências vividas
A interação por meio de atividades, possibilitam a construção de novos conhecimentos. Assim como culturas e visões de mundo, o que estimulam seu raciocínio, sua percepção frente a realidade que está vivendo. As brincadeiras de faz de conta que desenvolvem, a representação de algo que elas já conhecem ou a necessidade de compreende-los melhor, faz com que ela crie e recrie situações do cotidiano.
Por isso, desta forma, a educação infantil deve enfatizar a convivência, interação com o meio e com os outros, as brincadeiras e músicas. Fazendo isso, iremos contribuir para o desenvolvimento pois, durante a fase pré-operatória as crianças somente aperfeiçoam suas habilidades cognitivas por meio do mundo externo, e seu desenvolvimento requer a junção das experiências motoras e representativas.
Com isso, a criança vai aperfeiçoando suas capacidades cognitivas e desenvolvendo gradualmente. Para melhor proveito deste assunto,
leia o Livro: BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,1999.
Assista aos Vídeos Abaixo:

Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
parabens o tema é abordado de maneira clara e direta