ABC do Ensino Não Presencial

ABC do Ensino Não PresencialASSÍNCRONO

Modo de estudo em que as atividades podem ser realizadas pelo estudante a qualquer momento, seguindo seu ritmo individual de estudos.

AVA

Sigla dos termos Ambiente Virtual de Aprendizagem (também conhecido como AVEA – Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem).

APRENDIZAGEM HÍBRIDA (BLENDED LEARNING)

Aprendizagem híbrida que integra o aprendizado presencial com o digital e pode ocorrer em ambiente virtual ou em sala de aula presencial.

CHAT

Sala de bate-papo virtual que possibilita o diálogo em tempo real entre os participantes do curso.

CREATIVE COMMONS

Entidade sem fins lucrativos criada para promover mais flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais. A ideia é possibilitar que um autor ou detentor de direitos possa permitir o uso mais amplo de suas obras por terceiros, sem que estes infrinjam as leis de proteção à propriedade intelectual.

DESIGN INSTRUCIONAL

É um conjunto de técnicas, métodos e recursos que aprimoram o processo de aprendizagem, criando, implementando e analisando soluções diversas.

EaD

Pode significar Ensino a Distância ou Educação a Distância e se refere à forma de estudo realizada com o docente e o estudante em locais distintos.

E-LEARNING

E-learning é uma modalidade de ensino a distância com aprendizagem por meio de mídia eletrônica.

ENSINO NÃO PRESENCIAL

Refere-se a uma adaptação necessária e emergencial na qual os docentes, a partir de espaços aleatórios à sala de aula, estão reorganizando o ensino para manter o ano letivo em andamento. As aulas e atividades, que antes eram realizadas presencialmente, agora são enviadas através de ambientes virtuais e meios digitais.

FAQ

Do inglês Frequently Asked Questions, que significa “perguntas feitas frequentemente”, hiperdocumento que armazena respostas para questões relativas a algum processo ou tópico.

FEEDBACK

Comunicação entre o docente/sistema e o estudante. O objetivo é dar retorno sobre sua atuação, seja descrevendo ou discutindo seu desempenho em determinada situação ou atividade, como nas atividades avaliativas.

FÓRUM

Ferramenta assíncrona utilizada pelas plataformas de ensino para: 1) debater sobre um tema específico; 2) esclarecer dúvidas.

GAMIFICAÇÃO

Estratégia de interação que oferece incentivos aos estudantes EaD estimulando o engajamento de maneira lúdica.

HIPERTEXTO

Texto com ligações para outros documentos realizadas por palavras/imagens destacadas e cujo objetivo é realizar remissões que possibilitam acessos virtuais a materiais correlacionados.

HTML

Do inglês HyperText Markup Language, ou linguagem de marcação de hipertexto, se refere a uma linguagem usada para criar páginas web por meio de marcadores (tags) e atributos, os quais definem como o conteúdo é apresentado em um navegador.

INTERFACE

Conjunto de meios planejadamente dispostos, sejam eles físicos ou lógicos, com vista a fazer a adaptação entre dois sistemas que não poderiam se conectar diretamente.

LISTA DE DISCUSSÃO

Ferramenta assíncrona para compartilhamento de informações via formato eletrônico em uma comunidade colaborativa virtual.

LOGIN

Do inglês Log + In, significa conectar-se a um sistema computacional.

MÍDIAS

Meios de comunicação em formatos diversos como: rádio, televisão, jornais, revistas, internet.

MONITOR

Pessoa que acompanha, avalia e apoia o progresso do estudante. Auxilia também na orientação e na realização de trabalhos junto aos estudantes.

MOOCS

Do inglês Massive Open Online Course, são cursos online gratuitos e em grande escala.

MOODLE

Do inglês Modular Object-Oriented Dynamic Learning, é um software livre de apoio à aprendizagem executado num ambiente virtual.

NETIQUETA

Conjunto de regras de etiqueta para uso socialmente responsável da internet e se refere às boas maneiras e normas gerais de bom senso que proporcionam o uso da internet de forma mais amigável, eficiente e agradável.

OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Definidos como uma entidade, digital ou não digital, que pode ser usada e reutilizada ou referenciada durante um processo de suporte tecnológico ao ensino e aprendizagem.

PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM

Ambiente virtual que permite que os usuários façam login para ter acesso aos cursos, conteúdos e ferramentas de comunicação, viabilizando o e-learning.

PLUG-IN

Programa de computador para adicionar funções a outros programas e prover alguma função particular ou muito específica.

PODCAST

Podcast é um arquivo digital de áudio, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações.

POP-UP

Pequena janela que aparece sem ser clicada, em geral chamando a atenção do internauta para algum assunto ou propaganda.

PROJETO GRÁFICO

Planejamento das características gráfico-visuais de uma peça gráfica.

PROTOCOLO

Procedimentos estabelecidos por meio de regras que permitem troca de dados entre sistemas ligados em rede.

QUIZ

Questionário para avaliar os conhecimentos sobre determinado assunto.

REALIDADE AUMENTADA (R.A.)

Ambiente virtual que simula situações reais, elaborado com a combinação de imagens capturadas por uma câmera e informações digitais, geradas por computador.

REPOSITÓRIO

Site que contém recursos digitais úteis para a aprendizagem formal ou não formal, com mídias como textos, imagens estáticas (mapas, gráficos, desenhos ou fotografias) ou animadas (vídeos e filmes), arquivos de som e objetos de aprendizagem.

SÍNCRONO

Modo de interação em que a atividade é realizada com hora marcada, devendo ser realizada somente naquele horário específico, geralmente com acompanhamento do docente/tutor.

STORYBOARD

Documento semelhante a um roteiro, que apresenta visualmente uma proposta de organização do curso.

STREAMING

Tecnologia de transmissão de dados de áudio e vídeo de maneira instantânea, por meio de uma rede, como a internet, sem a necessidade de download de arquivos.

TAG

Significa etiqueta ou rótulo e se refere a um conjunto de caracteres que identificam os elementos e os comandos HTML.

TICs

Sigla para Tecnologias da Informação e Comunicação, se refere ao conjunto de recursos tecnológicos que permite a busca de informação e a interação entre pessoas, por meio digital.

TRILHAS DE APRENDIZAGEM

Conjunto integrado e sistemático de ações que recorrem a múltiplas formas de aprendizagem, com o objetivo de produzir o conhecimento necessário ao desenvolvimento de competências. Engloba conteúdo teórico, habilidades e atitudes.

TUTOR

Docente que ensina a distância, desempenhando diversas tarefas como: postar conteúdos, esclarecer dúvidas e corrigir atividades.

UPLOAD

Ato de enviar dados do usuário para o servidor na internet.

USABILIDADE

Facilidade e a adaptabilidade com a qual um produto pode ser utilizado na realização das tarefas para as quais foi projetado.

WEBCONFERÊNCIA

Tecnologia que permite o contato visual e sonoro entre o docente e os estudantes, potencializando virtualmente o encontram entre ambos.

WEBCAM

Câmera digital ligada a um PC (Personal Computer, ou seja, computador pessoal) que proporciona a captação de imagens e pode transmitir em tempo real na rede.

WEB DESIGNER

Profissional que tem como função a criação e a confecção de páginas para uso na internet (websites) e cuida do desempenho, da usabilidade e do acesso facilitados a essas páginas, bem como de seus desenhos e animações.

WEBMAIL

Serviço de e-mail em que o acesso se dá através de um browser (software de navegação na Internet) de um PC.

WIKIS

Ferramenta colaborativa que permite acesso a conteúdo e edição atualizada de textos e imagens e que visa enriquecer a aprendizagem ao tomar a produção de textos de forma contínua, construindo espaços de construção coletiva de conhecimento.

ZIP

Formato usado para comprimir dados e cujo objetivo é reduzir o tamanho de um arquivo ou agrupar vários arquivos em um só para facilitar o envio.

ZIPAR

Processo de compactação de arquivos.

FONTE:

Cartilha do docente para atividades pedagógicas não presenciais [recurso eletrônico] / autores, Denise Mesquita Corrêa … [et al.] ; organização e edição, Luciano Patrício Souza de Castro. – Florianópolis : SEAD/UFSC, 2020.

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