Simpatia e Empatia

Duas palavras muito interessantes e com significados diferentes, embora seja algo que contribua para o convívio e as relações interpessoais.

então vamos lá….

Qual é a diferença de simpatia e empatia?

Simpatia: está relacionada ao sentimento que um sujeito tem para com o outro, e a forma em que o sujeito age para com o outro, ou seja, eu posso ver simpatia em alguém pelo jeito dela agir e também posso agir de forma simpática com as pessoas.



A simpatia no geral é um gesto solidário para com os outros, e a forma de carinho que as pessoas sentem por alguém que elas consideram simpáticas.

o que é uma pessoa simpática para você?

Bom, com essa pergunta teríamos uma série de respostas rsrs; uma delas seriam:

– Aquele que sorri;

– Alguém atencioso;

– Uma pessoa que convive bem com todos;

– Uma pessoa que gosta de ajudar todos em geral e etc…

Para finalizar podemos dizer que a “simpatia é um sentimento bom que sentimos por outra pessoa e que podemos transmitir também”.

E a Empatia?

Empatia: é a qualidade de colocar-se no lugar de alguém, ou seja, conseguir sentir o que a pessoa sentiria , e até mesmo saber o que se passaria em sua cabeça em determinadas circunstâncias.

Empatia é compreender o nosso semelhante; e para compreender as pessoas e nos colocarmos no lugar dela, é necessário deixar o egoísmo de lado. Uma pessoa que é egoísta, não consegue enxergar as necessidades do próximo, e muito menos sentir e se colocar no lugar do outro.

Uma pessoa com empatia consegue ouvir as pessoas; entender seus problemas; sentir sua dor e consequentemente, isso a leva a ajudar ao seu próximo. Espero que vocês que leram esse post tenha compreendido a diferença de simpatia e empatia.

Bjus a todos vocês, e até a próxima postagem!

Um comentário sobre “Simpatia e Empatia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *