Jogo da forca

Existem muitas brincadeiras populares e que são conhecidas desde nossa infância. No entanto, são importantes  e por trás de toda a ludicidade envolvida, é capaz de propor o desenvolvimento da criança de forma integral.

Hoje iremos falar um pouco sobre o jogo da forca. Este jogo pode ser jogado por crianças a partir dos 6 anos de idade. É um jogo muito divertido e pode ser aplicado em sala de aula e com alunos que apresentam dificuldades na escrita; alunos que estão na hipótese silábico-alfabética e que precisam desenvolver a compreensão e construção das sílabas.

COMO JOGAR O JOGO DA FORCA?



Dentre os participantes do jogo, um é elegido a escolher uma palavra e desenhar na lousa a forca e os traços correspondentes ao número de letras da palavra a ser descoberta.

Fica a critério da turma  e o condutor do jogo, dar ou não a dica do campo semântico da palavra a ser descoberta.

Os participantes vão sugerindo letras que podem possivelmente fazer parte da palavra e sempre que a sugestão de letras estiver errada, o condutor do jogo irá desenhar uma parte da menino(a) na forca.

Os participantes devem completar ou descobrir a palavra antes de completar o desenho na forca.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DESTE JOGO PARA A ALFABETIZAÇÃO?

Este jogo possibilita que a criança desenvolva a atenção, e repasse as letras do alfabeto. Além disso, a criança desenvolve a compreensão da construção das sílabas; uma ótima brincadeira para crianças que em alguns momentos completam sílabas e em outros momentos não. A criança irá se deparar com traços que correspondem ao número de letras e que todos esses espaços devem ser preenchidos. Isso leva à criança a refletir sobre a escrita.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *