Psicologia e Educação

Confira tudo sobre Psicologia e Educação:

Depois de todas essas considerações, vamos falar agora da relação da psicologia com a educação. A psicologia é solicitada a intervir na solução de problemas bastante variados. Mesmo que esteja sempre encontrando resistências e oposições, ela tem contribuído em diferentes domínios, sendo o da educação um deles.

Voltamos a destacar a importância da escola. É preciso entendê-la como um meio transformador e questionador da sociedade e reconhecer sua dimensão progressista. E também é fundamental vê-la como sendo um meio constituidor para o aluno onde todo o seu cotidiano gira em função dela.

Sendo assim, devemos destacar a responsabilidade da escola para com o aluno, ressaltando a necessidade do interesse que o educador deve ter pela vida do aluno como um todo, fazendo que a escola passe a ter sentido na vida dele.

Psicologia e EducaçãoDesenvolvimento e educação são complementares e a atividade exercida por todos educadores é de extrema importância. A escola tem de se dirigir ao aluno de maneira que possa atingir toda sua personalidade, respeitando e estimulando sua espontaneidade total de ação e de assimilação.

Para tal, é necessário ter uma formação também psicológica, a fim de melhor compreender a natureza e o desenvolvimento dos alunos de suas escolas e poder agir verdadeiramente como educador.

Não quero dizer que sabendo psicologia vamos entender e resolver tudo em nossa volta. Mas, pode ajudar a compreender melhor algumas atitudes dos alunos ou mesmo de um colega de trabalho. Com certeza, você já entendeu o porquê de uma briga entre dois alunos na fila para pegar a merenda. E outras vezes, talvez, achou que os empurrões no recreio são por falta de educação.

Assim, a influência da psicologia sobre a educação é reconhecida. No entanto, a posição da psicologia na relação com a pedagogia tem sido muitas vezes de autoridade, ultrapassando os limites da competência. Por outro lado, percebe-se a grande procura de respostas, por parte da educação, em diversas áreas, para dar conta da complexidade do fenômeno educativo.

Por exemplo, em relação ao comportamento dos alunos em sala de aula, os sérios problemas relacionados à violência e à falta de motivação. Não é função da psicologia ditar normas para a educação, como também não é a educação uma aplicação da psicologia. O que se faz necessário, no entanto, é um maior conhecimento do desenvolvimento da pessoa do aluno na instituição escolar. Com isso, podemos buscar soluções mais produtivas para essas questões e tantas outras, que você conhece tão bem no seu contato diário com os alunos no ambiente escolar.

O objetivo é proporcionar a você uma visão do desenvolvimento da pessoa a partir de algumas concepções teóricas, e que você possa levar em conta tudo isso quando estiver no seu trabalho. Procure ler muitas outras coisas além do que se propõe neste curso.

Uma revista em quadrinhos, um romance, um livro infantil, uma poesia ou apreciar um livro de pinturas ou contemplar a natureza. Tudo isso enriquece nosso conhecimento e desenvolve a nossa sensibilidade. Você pode verificar na biblioteca da sua escola quais os livros do seu interesse. Um educador com diferentes conhecimentos sente-se mais preparado e seguro na sua tarefa de educar os alunos.

Título : Relações Interpessoais: abordagem psicológica

Autor : Regina Lúcia Sucupira Pedroza

Fonte Domínio Público: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Relações interpessoais : abordagem psicológica / [Regina Lúcia Sucupira Pedroza]. – Brasília : Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2006.

Problemáticas da escola atual

Veja Também:

Download Práticas de Linguagem, Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC – Todos os Anos e Disciplinas

Confira mais de 200 Planos de Aula Alinhados à BNCC Gratuitos para Download Abaixo: BAIXE OS PLANOS DE AULA GRATUITAMENTE!!! 👇

Assista aos Vídeos Abaixo:

   

   


Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta