Tema: Exercícios de Força e Resistência
Ano: 8º ano
Introdução:
Ao propor atividades de força e resistência com os alunos, podemos proporcionar o desenvolvimento integral de suas capacidades motoras, reforçando uma postura reflexiva a respeito da importância da atividade física para o corpo, mente e a descontração e socialização entre eles.
Habilidades da BNCC:
(EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
(EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.
(EF89EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
(EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.
(EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.
(EF89EF06) Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.
1.1 – Objetivos:
- Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo;
- Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras;
- Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica;
- Analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer);
- Propor e produzir alternativas para experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola;
- Proporcionar atividades que desenvolvam a coordenação motora ampla;
- Promover o desenvolvimento das habilidades psicomotoras;
- Desenvolver o jogo coletivo;
- Trabalhar a descontração em grupo e a socialização entre os alunos.
1.2 – Conteúdo Programático:
- Desenvolvimento da habilidade psicomotora;
- Coordenação Motora Ampla;
- Velocidade, agilidade e atenção;
- Força e resistência física;
- Atenção e raciocínio;
- Desenvolver a Cooperação, socialização e capacidade cognitiva.
1.3 – Materiais Utilizados:
- Bambolês, Fitas e Cordas;
- Quadra de esportes, espaço com areia, gramado ou área com espaço amplo.
2.1 – Metodologia:
O (A) professor (a) irá iniciar a aula realizando com os alunos o alongamento do corpo e membros. Em seguida, iniciar a atividade “Bambolê de Guerra”.
Como primeira atividade, jogam uma dupla de cada equipe. As duplas entrarão em um bambolê e ficarão de costas para a outra, pois correrão de frente. Serão feitos dois riscos, cada um a exatos 2 metros de cada lado do bambolê. O Objetivo é correr e fazer força para ultrapassar a linha, mas será difícil, pois a outra dupla irá fazer o mesmo. A dupla que conseguir ultrapassar o risco vence. Obs. Bambolês convencionais são frágeis então se aconselha utilizar pneus de bicicleta, corda ou outro material.
Na segunda atividade será necessário o uso de uma corda resistente e comprida; distribuir os alunos em duas equipes de números iguais; no centro da corda amarrar uma fita; os alunos deverão puxar o seu lado da corda até que consigam puxar a outra equipe a ponto de que a fita ultrapasse a linha que divide as duas equipes; aconselho a executar a atividade em local seguro, como: gramado, areia, afim de que os alunos não venham a cair e se machucar.
Na terceira atividade exige cooperação e força. Deve-se estipular uma distância igual para ambas duplas/equipes do objetivo final, que é alcançar o objeto em sua área de jogo ou sair do espaço delimitado. Será necessária uma corda em formato de “mais” (+) … que possuam o mesmo comprimento nos 4 lados para que haja o equilíbrio de força quando for puxada pelas equipes. O professor pode limitar um espaço (um grande círculo) onde cada equipe irá fazer força puxando as demais equipes para o seu lado. Quando alguém tocar fora do espaço delimitado, conclui a tarefa e marca o ponto.
Para finalizar a aula o professor (a) irá propor a atividade “CAMA DE GATO” COOPERATIVA”: Formam-se duplas onde cada uma fará uma “cama de gato” com os braços, quando formadas todas devem permanecer lado a lado, formando uma espécie de passagem por cima dos braços; um aluno deverá deitar sobre os braços e a equipe deverá conduzir ele até o final da passagem, sem o deixar cair ao chão… Quando estiver chegando ao final pede-se que fique outros 2 colegas para ajudá-lo a descer…
Obs: Aconselha-se realizar a atividade em um ambiente como gramado, areia ou até mesmo com colchões, pois se o aluno cair ao chão, pode se machucar.
2.2 – Avaliação:
A avaliação acontecerá mediante observação da participação e envolvimento dos alunos na realização das atividades. O professor irá avaliar nos alunos alguns critérios como:
- A participação dos alunos em meio à apresentação das atividades físicas e a conversa sobre o assunto em questão;
- A interação dos alunos e a exposição de suas ideias frente à atividade proposta;
- Quais conhecimentos a respeito das atividades eles possuem;
- Quais dúvidas eles apresentam a respeito da proposta;
- Qual o ponto de vista dos alunos após interagir com o corpo nas atividades físicas por meios dos jogos propostos.
2.3 – Observações:
Além de todos esses fatores analisados, temos em mente que todas as atividades propostas neste plano de aula contribuem para que os alunos interajam entre si se socializando e que pensem e reflitam sobre questões do cotidiano.
DOWNLOAD DO PLANO DE AULA
Veja Também 👇
Assista aos Vídeos Abaixo:
ADQUIRA AGORA MESMO A APOSTILA DIRETAMENTE COM O VENDEDOR SEM TAXAS ADICIONAIS!!!
Conteúdo da Apostila:
- O QUE É A BNCC?
- O QUE SÃO COMPETÊNCIAS GERAIS NA BNCC?
- AS 10 COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- O QUE SÃO COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS NA BNCC?
- O QUE SÃO COMPONENTES CURRICULARES NA BNCC?
- O QUE SÃO UNIDADES TEMÁTICAS NA BNCC?
- O QUE SÃO OBJETOS DO CONHECIMENTO NA BNCC?
- O QUE SÃO HABILIDADES NA BNCC?
- O QUE SIGNIFICA OS CÓDIGOS DAS HABILIDADES NA BNCC?
- COMO SABER QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DE UM PLANO DE ENSINO BASEADONA BNCC?
- EXEMPLO DE PLANO DE ENSINO DE ACORDO COM A BNCC PARA TURMA DE PRIMEIRO ANO – LÍNGUA PORTUGUESA
- Componente Curricular
- Justificativa
- Objetivos Gerais
- Conteúdos Programáticos
- Metodologia
- Avaliação
- Referências Bibliográficas
- COMO MONTAR UM PLANO DE AULA BASEADO NA BNCC?
- Tema
- Habilidades
- Introdução
- Objetivos
- Conteúdo Programático
- Materiais Utilizados
- Metodologia
- Avaliação
- Referências
Este Conteúdo está licenciado com uma Licença.
Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.