Descubra se Os psicopatas/sociopatas podem amar os filhos:
Como as pessoas que possuem o Transtorno de Personalidade Antissocial não possuem senso de empatia pelas pessoas e costumam se colocar em primeiro lugar, isso significa que seus comportamentos não mudam apenas pelo simples fato de serem mães e pais.
Isso significa que tanto na família quanto nas relações os psicopatas/sociopatas tendem a usar seus filhos como extensão de si, ou seja, como um instrumento para lhe servir e realizar os mais variados desejos. Pais com o TPAS não costumam a desenvolver nos filhos o senso de confiança e nem a apoia-los, e sim acreditam que seus filhos são como uma propriedade que precisa lhe servir no que precisam.
Pais com o Transtorno de Personalidade Antissocial tem comportamento de grandeza e se acham altamente superiores aos seus filhos, o que faz não respeitar os limites e desejos que seus filhos têm. Pessoas com TPAS costumam a invadir constantemente a privacidade de seus filhos e a ser intolerantes.
Existem diferentes graus no Transtorno de Personalidade Antissocial que vão de leve, médio ao severo. Mesmos nos graus leves, os filhos de pessoas com TPAS tem seu desenvolvimento comprometido por conta dos comportamentos tóxicos do pai ou mãe. Como a pessoa que possui o TPAS tem uma visão de ser indispensável e absoluto acreditando que seus desejos devem ser supridos, os psicopatas/sociopatas não abrem espaço para que seus filhos (as) se desenvolvam como sujeito.
Muitos filhos de pais com TPAS acabam tendo baixa autoestima, não sabem se reconhecer como sujeitos e nem conseguem compreender sobre seus limites. Tudo isso por que a pessoa com TPAS tem sede por controle, fama, poder e pensa somente em suas necessidades. Mesmo em graus mais leves, pais com esse transtorno tendem a agir de forma tóxica para com os filhos.
É possível que existem casos em que os pais façam dramas, se vitimizem e se comportem com a finalidade de provocar remorso nos filhos e chantagens emocionais. Em outros casos mais de transtornos, pais e mães podem ser agressivos e bater em seus filhos agredindo tanto fisicamente como emocionalmente.
Crianças criadas em ambiente conturbados por pais com esse transtorno, podem desenvolver uma necessidade extrema em agradar aos outros para serem aceitas ou até mesmo acabar desenvolvendo os mesmos traços dos pais. Cada ser humano reage de alguma forma em relação aos estímulos ambientais, sendo assim, é fundamental entender que todo esse trauma que a criança vive na infância, irá refletir em sua vida futuramente de alguma forma.
Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.