Saiba tudo sobre o que é o Transtorno de Personalidade Histriônica:
As pessoas que possuem o TPH possuem um estado emocional aflorado e agem de forma teatral, dramática, atitudes infantis, paquera e até mesmo sensualizam para conseguir receber o tipo de atenção e cuidado que desejam. A pessoa histriônica tem sua saúde mental afetada que reflete na maneira como ela pensa e percebe o mundo e se relaciona com os outros.
Com isso, TPH tem características emocionais excessivas, o que faz com que seu comportamento seja exagerado buscando chamar a atenção para si mesmo, procurando pela aprovação das pessoas. Seu comportamento oscila, com isso são indivíduos que apresentam mudanças repentinas de humor sendo entusiásticos e pessimistas, além de ser vívidos, dramáticos e flertadores.
Mulheres com TPH costumam usar a aparência física para demandar a atenção que desejam. No caso dos homens, expressam uma personalidade de macho alpha que se vangloria. O típico homem que gosta de se exibir dizendo sobre suas conquistas. Tanto nos homens quanto nas mulheres, existe uma necessidade de validação por parte dos outros.
As pessoas com TPH geralmente não costumam perceber seus comportamentos inadequados e com isso, as vezes não compreendem que seu comportamento não traga o resultado esperado por eles (as). Este transtorno é mais comum em mulheres, e costuma se tornar evidente durante a adolescência ou início da vida adulta.
Uma das principais características deste transtorno é a busca excessiva por receber atenção. segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V), o TPH é classificado como um transtorno de personalidade do Grupo B. Esse grupo também engloba transtornos como o transtorno de personalidade narcisista, borderline e de personalidade antissocial.
Quando o histriônico não consegue chamar a atenção, pode ficar frustrado, agressivo ou partir para o apelo físico usando de sua aparência para chamar a atenção e tentar influenciar as pessoas com sua atuação teatral, mais ao mesmo tempo são facilmente influenciáveis.
O tratamento indicado para pessoas com o transtorno de personalidade histriônico consiste na realização de psicoterapias com psicólogo ou psiquiatra. Quando o paciente precisa de ajuda em seus comportamentos e autorreflexão e o desenvolvimento do autoconhecimento o indicado é o psicólogo. Mas em casos em que a pessoa sofre também de ansiedade ou depressão, é necessário realizar um tratamento com o psiquiatra que poderá receitar medicamentos que auxiliem na ansiedade ou depressão.
Quais as Características do transtorno de personalidade histriônica?
Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.