INTERDISCIPLINARIDADE:
Conceito:
A interdisciplinaridade visa superar a dificuldade de trabalhar os conteúdos, propondo aulas significativas e contextualizadas.
A visão interdisciplinar chega à escola em forma de projetos interdisciplinares, onde os professores de diferentes disciplinas se encontram e fazem seus planejamentos em conjunto a partir de um mesmo tema ou projeto.
Essa visão faz com que o educando veja as aproximações presentes nas diferentes disciplinas, desta forma, o aluno estabelece significado ao aprendizado de forma geral.
Características:
- Todo o conhecimento contribui para uma mesma ideia;
- Prazer especial por conhecer e pesquisar;
- Possui comprometimento para com os seus alunos;
- Reconhecimento e consciência do inacabado;
- Consideração e aceitação de outros novos conhecimentos;
- Cooperação e diálogo entre diferentes disciplinas;
- Construção do conhecimento a partir de várias ideias.
Suporte Teórico / Citações:
(FAZENDA, 1994, p. 28):
- A atitude interdisciplinar não seria apenas o resultado de uma simples síntese, mas de sínteses imaginárias e audazes.
- A interdisciplinaridade não é uma categoria de conhecimento, mas de ação.
- A interdisciplinaridade nos conduz a um exercício do conhecimento: o perguntar e o duvidar.
- Entre as disciplinas e a interdisciplinaridade existe uma diferença de categoria.
- Interdisciplinaridade é a arte o tecido que nunca deixa ocorrer o divórcio entre seus elementos, entretanto, de um tecido bem traçado e flexível.
- A interdisciplinaridade se desenvolve a partir do desenvolvimento das próprias disciplinas.
(FAZENDA, Apud FARIAS e SONAGLIO, 1994), Constrói um papel de um professor portador de uma atitude interdisciplinar. Segundo a autora, esse professor:
- Traz em si um gosto especial por conhecer e pesquisar;
- Possui um grau de comprometimento diferenciado para com os seus alunos;
- Usa novas técnicas e procedimentos de ensino convenientemente.
TRANSDISCIPLINARIDADE:
Conceito:
A transdisciplinaridade envolve não só os conteúdos disciplinares, mas também algo que vai entre, através e além das disciplinas.
Para se trabalhar de forma transdisciplinar, devemos envolver conteúdos que não se adequam plenamente a nenhuma disciplina.
Por exemplo: o “corpo” é um tema que está presente em várias disciplinas, mas não pertence a nenhuma ao mesmo tempo; está na disciplina de educação física, biologia e artes cênicas, mas não está totalmente inserida em nenhuma disciplina.
Não é possível inserir o tema “corpo” em apenas uma disciplina. A transdisciplinaridade transcende as disciplinas, é um formato que vai transcender as disciplinas, trabalhando dimensões humanas.
Visa o ser humano de forma integral, amplia a noção de cidadania para além da vivência consciente e crítica dos direitos e deveres, incluindo a vivência consciente e crítica de si mesmo.
É uma forma de produzir conhecimentos que inclui não só uma visão racional ou intelectual á respeito da realidade, da vida, mas que também contempla como conhecimento tudo aquilo que sentimos, pensamos por meio das nossas multidimensões.
Características:
- Conteúdos que não pertencem a nenhuma disciplina em específico;
- Integração de vários sistemas interdisciplinares;
- Sistemas dinâmicos que interagem entre si;
- Não há uma só forma de pensar;
- Não existe uma realidade absoluta;
- Usa o diálogo e a discussão;
- Defende o saber partilhado;
- Possibilita que o aluno construa os caminhos de sua aprendizagem com autonomia;
- A transdisciplinaridade corresponde uma postura, a uma visão, a um novo entendimento do mundo e das coisas pertencentes a ele, sobretudo no que diz respeito à reflexão acerca da condição humana.
Suporte Teórico / Citações:
Uma das propostas da transdisciplinaridade é o rompimento da dicotomia entre o sujeito e objeto. Fala-se de diferentes níveis de percepção aos quais correspondem diferentes níveis de realidade, pois que, a transdisciplinaridade propõe uma alternância em três níveis da razão sensível, razão experiencial e razão prática (DOMINGUES, Apud FARIAS e SONAGLIO, 2005).
A transdisciplinaridade como uma forma de ser, saber e abordar, atravessando as fronteiras epistemológicas de cada ciência, praticando o diálogo dos saberes sem perder de vista a diversidade e a preservação da vida no planeta, construindo um texto contextualizado e personalizado e personalizado de leitura dos fenômenos, é uma justaposição de conhecimento, é o estudo do ponto de vista de múltiplas disciplinas. Por vezes, sente-se a conveniência e proficuidade de importar-se um método de uma disciplina para outra, surgindo uma interdisciplinar (NICOLESCU, Apud FARIAS e SONAGLIO, 1999).
PLURIDISCIPLINARIDADE:
Conceito:
A pluridisciplinaridade, é a existência de relações complementares entre disciplinas mais ou menos afins A ideia de pluridisciplinaridade tem origem na tentativa de estabelecer relação entre as disciplinas que, dessa forma, receberam um nome específico de acordo com o nível de integração existente entre elas.
A pluridisciplinaridade pode ser entendida como uma simples associação de disciplinas que concorrem para uma realização comum, mas sem que cada disciplina tenha que modificar significativamente a sua própria visão das coisas e os seus próprios métodos.
É uma concepção avançada em relação á multidisciplinar, onde há cooperação, mas sem coordenação; há troca entre as disciplinas, mas não é organizada.
Existe um contato maior entre as disciplinas com a ciência e propõe estudar o mesmo objeto em varias disciplinas ao mesmo tempo. Não ocorre integração com os conhecimentos.
Características:
- Possibilidade de ligação entre os conhecimentos das diferentes disciplinas;
- Tentativa de estabelecer relações disciplinares;
- Relações que não se reúnem;
- Noção de contribuição para seu campo de conhecimento sem integração entre eles.
Suporte Teórico / Citações:
(CARLOS, Apud FARIAS e SONAGLIO, 1995), afirma que a pluridisciplinaridade avança do nível da multidisciplinaridade, pois pode ser observado algum tipo de interação entre os conhecimentos das diferentes disciplinas.
Segundo (MENEZES, Apud FARIAS e SONAGLIO, 2010), tem origem na tentativa de estabelecer relação entre disciplinas que, dessa forma, receberam um nome específico de acordo com a quantidade da integração existente entre elas.
Pode-se afirmar então, parafraseando (MENEZES, Apud FARIAS e SONAGLIO, 2010), que a pluridisciplinaridade é considerada pouco eficaz para a transferência de conhecimentos, já que parte da noção de que cada matéria contribuiu com informações próprias do seu campo de conhecimento, sem considerar que existe uma integração entre elas.
MULTIDISCIPLINARIDADE:
Conceito:
A multidisciplinaridade é uma realidade que encontramos no contexto educacional até os dias de hoje; descontextualização de disciplinas.
Os conteúdos de diferentes disciplinas não saem de dentro de seus compartimentos, ou seja, não ocorrerá uma sobreposição dos seus saberes no estudo, pois as disciplinas não estabelecem o dialogo entre si; não há cooperação e não existe relação entre as disciplinas.
Há uma temática comum, onde cada disciplina permanece em sua especificidade. Várias disciplinas, totalmente desintegradas entre si; não há comunicação entre os conteúdos, não existe uma preocupação de interligação entre as disciplinas.
Os professores não se comunicam, para compartilhar uma mesma aula. Cada professor dá a sua aula, sobre sua disciplina. O próprio professor muitas vezes não sabe como contextualizar seu conteúdo e vinculá-los a outras disciplinas.
Características:
- Compreensão de cada matéria separadamente;
- Desconsidera a relação entre outras disciplinas;
- Currículo tradicional;
- Disciplinas trabalhadas separadamente sem apresentar relação uma com as outras;
- Falta de contextualização;
- Falta de preocupação em interligar disciplinas;
- Ideia de que o conhecimento pode ser dividido em saberes, objetivos e métodos próprios.
Suporte Teórico / Citações:
A multidisciplinaridade corresponde à estrutura tradicional e currículo nas escolas, o qual se encontra fragmentado em várias disciplinas, recorrendo-se a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar disciplinas entre si (MENEZES, Apud FARIAS e SONAGLIO, 2010).
A origem da multidisciplinaridade encontra-se na ideia de que o conhecimento pode ser dividido em partes (disciplinas), resultado da visão cartesiana e depois científica na qual a disciplina é um objeto determinado e reconhecido, bem como conhecimentos e saberes relativos a este objeto e métodos próprios. Constitui-se, então, a partir de uma determinada subdivisão de um domínio específico do conhecimento (MENEZES, Apud FARIAS E SPNAGLIO, 2010).
(JAPIASSI, Apud FARIAS E SONAGLIO, 2010), define, por conseguinte, multidisciplinaridade como uma “ação simultânea de uma gama de disciplinas em torno de uma temática comum”. A característica básica dessa atuação, no entanto, ainda é muito fragmentada.
Assista aos Vídeos Abaixo:
Este Conteúdo está licenciado com uma Licença.
Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Ótima essas definições, me agregou um aprendizado muito significativo. Parabéns!