Confira todos os Conteúdos de Psicologia da Educação … O Estruturalismo de Wundt … no Curso Completo de Pedagogia.
A Psicologia nasceu na Alemanha, mas foi nos Estados Unidos que encontrou seu desenvolvimento científico com o surgimento das primeiras abordagens teóricas ou escolas de psicologia.
Edward Titchener (1867 a 1927) propôs uma nova abordagem para a teoria conhecida por Estruturalismo de Wundt. Ele afirmou que o estruturalismo apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt, entretanto,o estruturalismo estabelecido por ele como a primeira escola de pensamento no campo da Psicologia trazia diferenças.
Para Wundt, a mente tem o poder de sintetizar espontaneamente os elementos. Já Titchener entendia que os elementos é que compõem a estrutura da consciência, desvalorizando a sua associação. Segundo Titchner, a Psicologia analisa a consciência nas suas partes constituintes para assim determinar a sua estrutura.
Método Estruturalista de Wundt
No método de Wundt demonstrado na figura, podemos perceber que Wundt utilizava a introspecção controlada como método para ter acesso à consciência ou aos processos mentais como objeto de estudo. Consciência esta que se divide nos seus objetos mais simples, como as sensações, os sentimentos e as emoções através das reações neurofisiológicas da pessoa.
Para Titchener, os problemas ou finalidades da Psicologia seriam:reduzir os processos conscientes nos seus componentes mais simples; determinar as leis mediante as quais esses elementos se associam e conectar esses elementos às suas condições fisiológicas. Titchener opôs-se à abordagem wundtiana no aspecto do uso de equipamentos e a sua concentração em medidas objetivas.
Então, o Estruturalismo se propõe ao estudo da consciência em seus aspectos estruturais, ou seja, os estados elementares da consciência tomados como estruturas do sistema nervoso central, adotando o mesmo método de observação de Wundt, o introspeccionismo. Esse método utilizava sujeitos orientados que seguiam normas, regras, como por exemplo: o observador deve ser capaz de determinar quando o processo pode ser introduzido; ele deveria estar num estado de prontidão ou de atenção concentrada, entre outros aspectos.
Observavam e analisavam a sua própria consciência relativa, dado o objeto de pesquisa. A Introspecção se caracteriza pela observação de uma consciência individual por si mesma, de um exame do próprio estado mental, conhecimento das emoções através da observação interna e reflexão por parte do próprio sujeito. O indivíduo é, ao mesmo tempo, sujeito do conhecimento e objeto de estudo num processo de auto-observação.
Na Introspecção controlada, ocorre a presença de observadores externos, cujas etapas se caracterizam pela apresentação de estímulos visuais ou auditivos; o sujeito da observação descreve suas emoções; as informações ficam relacionadas e interpretadas por uma equipe de psicólogos. O método de introspeccionismo, para Titchener, aplicava-se apenas pela observação racional.
O introspeccionismo e os conhecimentos psicológicos produzidos a partir do laboratório são os métodos de observação que foram utilizados por Wundt e Titchener,os principais responsáveis pela escola estruturalista.
FONTE:
Prado, Margareth Simone Marques. Psicologia da educação / Margareth Simone Marques Prado ._ Cruz das Almas, BA: SEAD-UFRB, 2017.
Este obra está licenciado com uma Licença.
Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.