Lev Vygotsky e o Socioconstrutivismo na Educação

Lev Vygotsky nasceu em 1896 na Bielo-Rússia, de família judia, a Figura 46 refere-se a imagem de Vygotsky. No ano de 1918 formou-se em Direito pela Universidade de Moscou, casando-se aos 28 anos, vindo a falecer em 1934. Enquanto Lev cursava Direito também estudava e cursava os cursos de História e Filosofia.

Alicerçado a partir de suas experiências através da formação de educadores, dedicou-se ao estudo dos distúrbios de aprendizagem e de linguagem, das diversas formas de deficiências congênitas e adquiridas, vindo a graduar-se em Medicina, fundando o laboratório de psicologia da Escola de Professores de Gomel, ministrando várias palestras que posteriormente foram publicadas no livro Psicologia Pedagógica no ano de 1926 (OLIVEIRA, 1993).

Lev Vygotsky e o Socioconstrutivismo na Educação

Sua carreira iniciou-se muito cedo, com apenas 21 anos, após a Revolução Russa, e já nesta época preocupava-se com questões que se referiam à Pedagogia. Em 1922, Vigotsky, publicou um estudo sobre os métodos de ensino da literatura nas escolas secundárias, demonstrando grande interesse pela psicologia acadêmica a partir de trabalhos envolvendo problemas de crianças com defeitos congênitos, tais como: cegueira, retardo mental severo, surdez entre outras nos quais dedicaria anos de estudos, buscando oportunidades de compreensão dos processos mentais humanos, sendo este o centro do seu projeto de pesquisa, contribuindo de forma significante para a educação (COELHO; PISONI, 2012).

FONTE:

Teorias da educação [recurso eletrônico] / Cíntia Moralles Camillo, Liziany Müller Medeiros. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, 2018.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta