Confira todos os objetivos do Jogo Marcando as Horas:
a) Aprendizagem: Registrar, em relógio de ponteiros e digital, as horas e minutos; perceber as diferentes formas de apresentar horários.
b) Material:
– 28 cartões com horários
– folhas impressas com relógios de ponteiros e digitais
c) Número de jogadores: toda a turma.
d) Regras:
– Os alunos formam duplas.
– O professor sorteia ou escolhe um dos cartões com um horário.
– O horário deve ser mostrado para todos os alunos, para que as duplas possam registrar e marcar o horário em relógios de ponteiros e digitais impressos em uma folha. Esses horários também são apresentados oralmente para a turma.
– O professor escolhe previamente em que tipo de relógio os horários deverão ser marcados.
– Os alunos terão um tempo indicado pelo professor para realizar o registro (de 30 a 60 segundos). Pode-se utilizar um relógio para marcar esse tempo, de forma que todos o visualizem.
– Após os alunos marcarem o horário solicitado, eles apresentam a resposta. O horário pode ser mostrado, também, pelo professor no quadro de giz ou na lousa ou, no caso de marcação em relógio de ponteiros, em um relógio de parede.
– Cada horário marcado corretamente vale um ponto para a dupla.
– Ganha a dupla que marcar corretamente o maior número de horários. O registro da pontuação pode ser realizado na própria folha de papel em que os horários foram marcados.
e) Problematizando:
A grandeza tempo é a que apresenta maior dificuldade de compreensão pelos alunos dos anos iniciais, por constituir de uma grandeza abstrata, que não pode ser vista nem sentida. Se possível, solicite aos alunos que tragam relógios de casa, não diga que tipo de relógio devem trazer, para que, em sala de aula, possam classificá-los.
Verifique se eles conseguem perceber que separar os relógios de ponteiros dos relógios digitais pode ser um critério de classificação. Aproveite para explorar as diferenças entre os relógios. Em seguida, verifique se as crianças sabem fazer a leitura do tempo nos relógios de ponteiros e digitais. Pode ser mais comum que saibam ler apenas as horas no relógio digital.
Os alunos que já sabem ler as horas podem explicar para os colegas que não sabem como fazer para realizar a leitura. Para a leitura dos minutos, é importante que as crianças dominem a contagem até 60.
Em relação à leitura das horas no relógio digital, cabem duas observações:
• explicar aos alunos que, em alguns relógios, o dígito zero antecede a indicação das horas de 1 hora a 9 horas;
• conversar também sobre a representação utilizada em muitos relógios dos horários após as 12h. Para representar, por exemplo, 1 hora da tarde, utilizasse 13h, 2 horas da tarde, 14h e assim por diante.
Normalmente, os alunos apresentam mais dificuldade na leitura das horas no relógio de ponteiros. Para ajudá-los nesse trabalho, é importante ter em sala de aula um desses relógios, de tamanho adequado para que todos possam visualizar os horários que serão marcados.
Registre primeiramente as horas cheias, solicitando que os alunos digam qual foi o horário marcado. Se preferir, pode-se dizer uma hora e escolher um aluno para ajustar os ponteiros. Após a compreensão da leitura e do registro das horas nos relógios de ponteiros e digital, apresente o jogo para a turma.
Como esse jogo é realizado coletivamente, a correção das horas sorteadas é realizada no quadro de giz ou lousa, para toda a classe. Assim, pode-se retomar a leitura e o registro das horas e minutos, permitindo aos alunos a autocorreção e a associação entre o relógio digital e o relógio de ponteiros.
Para avaliar individualmente a compreensão dos alunos sobre a leitura e o registro de horas em relógios de ponteiros e digitais, assim como a associação entre o relógio de ponteiros e digital, pode-se explorar questões sobre as situações de jogo vivenciadas pela criança ou, ainda, as seguintes situações:
Como lemos os horários marcados em cada um dos relógios?
• Quantos minutos representam cada um dos números que aparecem no relógio de ponteiros? Complete.
• Na sala de aula de Lúcia, há um relógio como o da figura abaixo. Certo dia, o relógio parou de funcionar porque a energia da pilha acabou. Observe o horário em que o relógio parou.
Fonte:
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.
Faça o Download do arquivo completo clicando AQUI!
Assista aos Vídeos Abaixo:
Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.