Colaboração de Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Liane Teresinha Wendling Roos e Regina Ehlers Bathelt.
a) Aprendizagem: Resolver adições e subtrações em situações-problema referentes ao campo aditivo.
b) Material:
– 1 dado com os símbolos da adição e da subtração
– 1 tabuleiro feito com garrafas PET cortadas (compartimentos) e organizadas conforme imagem a seguir
– 1 bola pequena (pode ser uma bola feita de papel ou de meia)
– tampinhas de garrafa PET
Obs.: Em cada compartimento do tabuleiro (garrafas PET cortadas), devem ser colocadas quantidades diferentes de tampinhas. Essas quantidades variam de acordo com as dificuldades que se pretende trabalhar em relação à resolução das adições e das subtrações.
c) Número de jogadores: 2 a 8 participantes.
d) Regras:
– Cada jogador, na sua vez, arremessa a bola em direção ao tabuleiro, procurando acertar dentro de uma das garrafas (compartimento).
– Em seguida, retira a quantidade de tampinhas que estão no compartimento em que a bola entrou. – O dado com os símbolos das operações é lançado para conhecer a operação que deve ser realizada.
– A bola deve ser lançada novamente, retirando a quantidade de tampinhas indicadas no compartimento em que a bola entrou.
– De acordo com a operação que saiu no dado e, com os dois números obtidos nos arremessos da bola, efetua-se a adição ou a subtração.
– Ao registrar a operação, organizá-la colocando o número maior, o símbolo da operação (+ ou –) e o número menor em seguida. Combinar antecipadamente com as crianças para que não ocorram situações inadequadas para essa fase da escolarização, como, por exemplo: 6 – 13.
– Registrar no quadro o resultado obtido na operação, o qual corresponde à quantidade de pontos obtidos na rodada.
– Em seguida, o próximo jogador faz sua jogada.
– A cada jogada novas tampinhas podem ser colocadas nos compartimentos em que elas foram retiradas, podendo variar ou não a quantidade que havia.
– Após algumas rodadas, pode-se propor a adição dos pontos, registrando-os como resultado final e, após isso, fazer a classificação da maior para a menor pontuação.
– Vence o jogo quem tiver a maior pontuação final.
e) Problematizando:
Conforme proposto nas regras do jogo, os números que vão compor as operações de adição e de subtração são decididos pelo professor. Se a intenção é trabalhar com números só da ordem da unidade, ou seja, de 0 a 9, então, as quantidades de tampinhas que devem ser colocadas nos compartimentos do tabuleiro devem variar de 0 a 9.
Avançando para operações que envolvam a dezena, o professor pode colocar algumas quantidades de tampinhas acima de 10, da forma que considerar mais conveniente.
Convém ressaltar a importância de trabalhar o registro de diferentes maneiras de somar ou subtrair dois números, em especial quando os números têm duas ordens, indo além do algoritmo convencional, como, por exemplo: Suponha que ao arremessar duas vezes a bola, um aluno tenha obtido as seguintes quantidades, e,
ao lançar dado, tenha saído a seguinte operação:
Então, esse aluno fez 33 pontos nessa jogada. E, se o dado tivesse caído assim:
Organizando a operação para subtrair, teríamos:
Nesse caso, o aluno teria feito 9 pontos nessa jogada.
Além dessas formas de registro, há outras formas próprias que cada criança pode expressar, seja por meio de desenhos, esquemas, contagens, ou outras. Esse também pode ser um bom momento para estimular o cálculo mental, solicitando às crianças que expressem como pensaram para chegar ao resultado.
Ao final do jogo, o professor poderá levantar questões como: Qual foi a ordem de pontuação (classificação) obtida pelos alunos do grupo? Qual a diferença de pontos entre o primeiro e o segundo colocado no final do jogo?
Além dos questionamentos feitos sobre os resultados do jogo, o professor poderá ampliar as problematizações, potencializando as situações relativas a este jogo, como, por exemplo:
1. É possível fazer zero pontos em uma rodada? Explique.
2. Em uma jogada, um aluno obteve os números 0 e 5; ao lançar o dado, é melhor que ele tire o símbolo de adição ou de subtração? Explique.
3. Na primeira rodada o aluno “X” fez 8 pontos e o aluno “Y” fez 6 pontos; sabendo-se que eles tiraram os mesmos valores nos lançamentos da bola, porém, ao lançar o dado, um tirou a operação de adição e o outro a operação de subtração, quais foram as duas pontuações obtidas? 4.
Se o aluno “X” tem 28 pontos e o aluno “Y” tem 19 pontos, quantos pontos o aluno “Y” terá que fazer na próxima jogada, no mínimo, para ganhar do aluno “X”? Escreva uma operação de adição ou de subtração, de acordo com o tabuleiro do jogo, que mostre essa quantidade de pontos. 5. Um aluno fez os lançamentos de uma jogada e obteve 12 pontos. De acordo com o tabuleiro do jogo, escreva três adições possíveis para obter esse resultado.
Fonte:
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.
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Muito interessante e criativo a idéia do jogo das operações. Não tem como um aluno mesmo com dificuldade não venha a aprender a lógica dos possíveis problema que envolva adição e subtração. Parabéns