a) Aprendizagem: Identificar situações de incertezas e compreender a noção do conceito de independência.
b) Material:
– 1 tabuleiro numerado de 1 a 40
c) Número de jogadores: 2 participantes.
d) Regras:
– Os jogadores deverão decidir quem será o jogador A e o jogador B.
– Em seguida, os jogadores lançarão as duas moedas devendo:
• o jogador A avançar três casas, caso saiam duas coroas; e
Assista ao vídeo de como criar um plano de aula:
• o jogador B avançar três casas, caso saiam duas caras.
– Se saírem uma coroa e uma cara, os jogadores deverão avançar apenas uma casa.
– Ganha o jogador que chegar primeiro ao final do percurso.
e) Problematizando:
Espera-se que, a partir do jogo, os alunos percebam que os resultados dos lançamentos das moedas dependem do acaso, já que não é possível saber com certeza se sairá cara ou coroa em cada um dos lançamentos.
Antes do jogo apresentado, pode-se explorar o jogo utilizando apenas uma moeda. Solicita-se que em duplas os alunos decidam quem será cara e quem será a coroa. A moeda deverá ser lançada 10 vezes. Os resultados obtidos são marcados em uma tabela. Antes de iniciar a partida, pergunte:
– Quem tem mais chance de ganhar o jogo? Por quê? Ao final das jogadas, questione:
– É mais fácil sair cara ou coroa? Por quê?
É importante que os alunos percebam que neste jogo um jogador não tem vantagens sobre o outro, já que as chances de “sair cara” e “sair coroa” são iguais. Lembre que eles devem chegar a esta conclusão. Após jogarem com apenas uma moeda, apresente o jogo com as duas moedas.
É essencial que compreendam que o lançamento das duas moedas é independente. O fato de ter saído cara na primeira moeda não quer dizer que, na segunda, sairá coroa, já que as chances de sair cara ou coroa são as mesmas.
As atividades a seguir podem ser exploradas após o jogo, para verificar as aprendizagens exploradas nele. Em particular, deve-se enfatizar a independência dos eventos. Por exemplo, mesmo que, por três vezes, em uma moeda, saia cara, isso não implica que, no próximo lançamento, seja mais provável que saia coroa ou, vice-versa.
• No jogo do “cara ou coroa”, Alice escolheu ser o jogador B. Ela disse que “cara” tem mais chances de sair na moeda. Ela está correta? Por quê?
• Na sua vez, Marcos lançou a 1.ª moeda e saiu “coroa”. Ao lançar a 2.ª moeda, qual é a face que tem mais chances de sair? Por quê?
Fonte:
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.
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