Na maioria dos casos as vítimas saem do relacionamento narcisista muito frustradas e magoadas após descobrirem que foram vítimas de uma pessoa com TPN. Em muitos casos, a vítima provavelmente está passando por um quadro de baixa autoestima, desgastada, com traumas, confusa, com quadros de ansiedade ou até mesmo depressão.
Nos casos em que a vítima não chegou a tal extremo a recuperação é bem mais rápida, mas no caso em que a vítima não se deu conta antes mesmo de ser descartada pela pessoa narcisista, o processo de assimilação, recuperação e compreensão de tudo o que aconteceu é bem mais longo.
Quando a pessoa percebe que está sofrendo em uma relação abusiva com um TPN e percebe que não merece esse tipo de relação, a compreensão sobre tudo o que ela (e) passou faz com que ela (e) consiga se recuperar muito mais rápido, tendo em mente que o problema não estava nela e que tudo o que ela podia fazer em prol da relação, ela (e) fez.
Agora nos casos em que a pessoa que se relacionou com o narcisista e foi descartada, ela (e) terá um pouco mais de dificuldades e precisará de um tempo maior para superar o término dessa relação. Primeiramente por que a vítima foi constantemente manipulada. Segundo, ela (e) teve seu ego ferido pelo término da relação e terceiro, se ela (e) ama a pessoa que a descartou, levará um tempo para a pessoa recuperar a falta deste alguém.
Além de todos esses fatores, tem tantas vítimas que são tão bem manipuladas que não percebem que foram manipuladas. E quando ela (e) se depara com a realidade e que tudo o que ela (e) viveu foi uma mentira, ela (e) sofre um choque de realidade. Em muitos casos essas vítimas precisam de acompanhamento psicológico para conseguir lidar com esse momento difícil.
No caso do narcisista que descartou a vítima, provavelmente ele (a) já entrará em um novo relacionamento sem sentir culpa alguma, e enquanto isso, a vítima que não se deu conta da relação que tinha com o narcisista, pode estar sofrendo e assistindo tudo a isso acontecer.
Por outro lado, para a vítima é assustador ela pensar em se relacionar novamente. Dependendo da pessoa o tempo de trauma irá variar, ou seja, terá vítimas que se conscientizarão a respeito do acontecido com mais rapidez do que outras.
Nem todas as vítimas precisam de acompanhamento psicológico, outras precisarão caso a experiência traumática que tiverem as impeçam de seguir sua vida de forma normal, sendo na vida profissional ou afetiva.
Nos casos em que a vítima termina a tempo a relação com o narcisista, a pessoa que tem este transtorno não se dará por vencida tão facilmente e nesse caso a vítima terá que ter pulso firme e não se deixar levar pelos encantos e possíveis tentativas que o narcisista irá lançar contra ela.
Independentemente de ter sido descartado ou de ter terminado com a relação antes do descarte, é normal a fase de luto da relação. E essa fase passa a medida que a pessoa que sofreu o abuso compreenda que ela foi vítima de um narcisista. E com isso, ter em mente que ela (e) tem seu valor e que deve ter amor próprio, tudo o que o narcisista não possui e por isso manipula suas vítimas.
Mesmo em um término de relacionamento que faça mal ou que não exista amor, é comum o sofrimento de ambas as partes, até mesmo por parte de quem é narcisista. Nosso subconsciente se acostuma com a convivência com a pessoa e a mudança de toda essa rotina causa uma sensação de abstinência. Sendo assim, é completamente normal não se sentir bem com o término de um relacionamento.
Para se superar um término de relacionamento sendo ele com narcisista ou não, temos que saber reconhecer nossas emoções e desenvolver nossa inteligência emocional. Sabemos que o abandono ou o término gera muitos sentimentos como ódio, medo, revolta, falta de autoestima, ego ferido, dentre outros sentimentos.
Mas mesmo tendo sido vítima de uma relação narcisista, tenha em mente que você aprendeu muito com tudo o que aconteceu e que você deve saber se colocar não aceitando qualquer tipo de tratamento em seus futuros relacionamentos. Para não atrair mais relacionamentos assim ou com pessoas aproveitadoras e tóxicas, aprenda a dizer não e colocar limites em situações da sua vida cotidiana.
Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Amei o conteúdo. Da uma olhada nessa história real.
Acesse aqui: https://hotm.art/Gw9xYbA
estou sofrendo muito com termino de um narcisista, me sinto descartada