Como Fazer um TCC passo a passo

Como Fazer um TCC passo a passo

O QUE É UM TCC? 

O TCC nada mais é do que o “Trabalho de Conclusão de Curso”. Geralmente de 6 meses a 1 ano antes de finalizar o curso superior, o educando escolhe um tema de seu interesse para realizar uma pesquisa aprofundada sobre o tema.

De acordo com a maioria das universidades e faculdades, o TCC é um trabalho investigativo de cunho científico sem originalidade, ou seja, um trabalho em que não é necessário defender uma tese, e sim se aprofundar no tema escolhido por meio de referências de autores que falam sobre o assunto que o educando escolheu se aprofundar no trabalho.

O problema científico do TCC tem como propósito levar o leitor a compreender a importância do assunto abordado, identificando causas, razões e possíveis soluções a respeito do tenho estudado.

ESTRUTURA E ORIENTAÇÕES GERAIS DO TCC 

É importante saber seguir algumas normas e orientações referentes à estrutura do TCC respeitando as normas da ABNT e todos os elementos que fazem parte do trabalho acadêmico.

Confira abaixo os elementos que fazem parte do TCC:

  • Elementos Pré-Textuais;
  • Elementos Textuais e
  • Elementos Pós-Textuais.

Elementos Pré-Textuais:

  • Capa;
  • Folha de rosto;
  • Ficha catalográfica;
  • Folha de aprovação;
  • Epígrafe;
  • Dedicatória e Agradecimentos;
  • Resumo;
  • Sumário e
  • Listas

Elementos Textuais:

  • Introdução do tema;
  • Problema;
  • Hipótese;
  • Objetivos gerais e específicos;
  • Justificativa;
  • Metodologia;
  • Referencial teórico;
  • Desenvolvimento-material e métodos;
  • Resultados e discussões e
  • Considerações finais.

Elementos Pós-Textuais:

  • Referências;

Exemplo dos Elementos Pré-Textuais do TCC: 

CAPA:

Como Fazer um TCC passo a passo

OBS: durante todo o TCC as margens utilizadas nas páginas serão:

  • Superior e lado esquerdo: 3 cm;
  • Inferior e direito: 2 cm.

FOLHA DE ROSTO

Como Fazer um TCC passo a passo

FICHA CATALOGRÁFICA

Como Fazer um TCC passo a passo

FOLHA DE APROVAÇÃO

Como Fazer um TCC passo a passo

EPÍGRAFE

Como Fazer um TCC passo a passo

AGRADECIMENTOS

Como Fazer um TCC passo a passo

RESUMO

Como Fazer um TCC passo a passo

O resumo tem como finalidade citar de forma breve o objetivo principal da obra escrita pelo autor do trabalho elaborado. Deve apresentar os objetivos, métodos empregados, resultados e conclusões. O resumo deve ser redigido em parágrafo único, espaçamento simples, Arial 12 com texto justificado.

Conter de 150 a 500 palavras. De acordo com a instituição pode ser requerido o resumo na língua inglesa (Abstract).

Ao final do resumo sendo ele em português ou na língua inglesa, ambos são finalizados com as palavras chave que representam o tema da obra.

SUMÁRIO

Como Fazer um TCC passo a passo

No sumário colocamos todos os capítulos e subtítulos dos capítulos com suas respectivas páginas enumeradas para que o leitor possa identificar os assuntos e em quais páginas ele pode encontrar.

LISTA DE FIGURAS

Como Fazer um TCC passo a passo

A lista de figuras serve para que o leitor identifique todas as imagens usadas que aparecem no decorrer da obra, igualmente identificadas e enumeradas por meio das páginas.

INTRODUÇÃO

Como Fazer um TCC passo a passo

Como início da parte textual do trabalho, iniciamos introduzindo o título da obra em caixa alta e texto centralizado. Após isso colocamos a palavra introdução recuada à esquerda.

A introdução do trabalho deve expressar de forma objetiva o assunto da pesquisa realizada, mas, diferente do resumo que tem uma escrita mais livre, a introdução deve conter um resumo breve de todos os capítulos abordados no decorrer da obra.

Sendo assim, o resumo é o último a ser escrito pois, somente depois de ter escrito todo o trabalho, capítulos e introdução que é possível fazer o resumo de toda a obra que foi escrita.

Após a introdução damos continuidade ao trabalho seguindo seus capítulos e subtítulos. Lembrando que capítulos e subtítulos são numerados durante o trabalho da mesma forma como são numerados no índice.

O TCC deve seguir esses requisitos durante seu processo:

  • Objetivo da pesquisa: o que o autor pretende ao falar sobre o tema;
  • Justificativa: qual a razão pela qual o levou a falar sobre este tema;
  • Metodologia: o raciocínio utilizado para compor a parte escrita do trabalho
  • Embasamento teórico: trabalho escrito baseado em leis, teorias, conceitos, estudos com referências de teóricos que falam a respeito do tema escolhido.

Todas as imagens que aparecem no decorrer do trabalho e que tenham direitos autorais e tenham sido tiradas da internet ou outros meios, devem conter a referência seja ela link do local em que foi tirada ou nome de quem contém o direito autoral. Exemplo abaixo:

Como Fazer um TCC passo a passo

Sempre antes da imagem numeramos a figura e abaixo colocamos a referência.

COMO FAZER CITAÇÃO NO CORPO DO TEXTO

Antes de falar sobre como deve ser feita as citações em trabalhos acadêmicos segundo a ABNT, é importante entender qual o papel da citação durante o trabalho acadêmico.

As citações utilizadas nos trabalhos acadêmicos têm como propósito complementar ideias e pontos de vista de quem escreve o trabalho de forma fundamentada, ou seja, a pessoa que escreve por exemplo o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) precisa utilizar citações de autores que falam sobre o mesmo assunto ao qual ele decidiu se aprofundar e escrever.

Quando escolhemos um tema para escrever, precisamos aprofundar nossos conhecimentos sobre o tema e desta forma, utilizamos referências de diversos autores que falam sobre o assunto. Assim, para fortalecer a linha de pensamento de quem escreve o trabalho, utilizamos citações durante o texto para complementar ideias e defende-las por meio do argumento de outros autores que falam sobre o assunto escolhido.

COMO INTRODUZIR A CITAÇÃO DURANTE O TEXTO:

Outro fator importante antes de introduzir as citações durante o trabalho, é entender que existe uma preparação antes mesmo de iniciar uma citação. Essa preparação exige que antes de iniciarmos a citação seja ela qual for, devemos preparar uma entrada falando sobre o que iremos citar. Após a prévia realizada, logo em seguida iremos fazer a citação.

Depois que fazemos a citação, devemos comentar sobre a citação argumentando sobre ela e logo em seguida finalizar concluindo a ideia. Com isso, sempre que vamos fazer uma citação usamos pelo menos 4 parágrafos nessa ordem:

  1. Apresente a citação: Preparo para a entrada da citação;
  2. Utilize a citação: uso da citação seguindo as regras das referências;
  3. Comentário sobre a citação: explicar e argumentar sobre a citação feita e
  4. Conclusão da ideia: finalizar no 4 parágrafo tudo o que foi dito nos parágrafos 1, 2 e 3.

CITAÇÃO INDIRETA

Uma regra obrigatória que deve conter na citação se trata da referência. De acordo com as normas da ABNT toda citação deve conter o sobrenome da autoria e o ano da obra. Exemplo de citação indireta:

Segundo Lima (2010), fica claro que, a música é sem dúvida um elemento interdisciplinar, pois, trabalha de forma simultânea, diversas áreas do conhecimento, facilitando o aprendizado e o desenvolvimento do sujeito. Sendo a música um objeto de conhecimento que mobiliza áreas conjuntamente, proporciona ao sujeito que desenvolva de forma múltipla diversas áreas ao mesmo tempo.

Toda citação indireta deve apresentar o nome do autor e o ano da obra. Quando a Citação ocorre no final do parágrafo ela deve ser desta forma:

Portanto, podemos ver a importância da música durante a infância. Ela é capaz de estimular os neurônios, que serão os responsáveis pelo desempenho que o sujeito terá no futuro (REYES, 2010).

Quando a referência aparece no final da citação ela é em caixa alta dentro dos parênteses. Citações usadas no meio do texto/parágrafo apresentam o sobrenome do autor fora dos parênteses e apenas o ano da obra entre parênteses como abaixo:

Considerando a estrutura que a música comporta, é necessário que o professor seja preparado para exercer esta prática musical com seus alunos conforme afirma Schafer (1991), pois ensinar música sem possuir esta formação, seria o mesmo que ensinar Artes sem ser habilitado para o mesmo.

DIFERENÇA ENTRE A CITAÇÃO DIRETA E A CITAÇÃO INDIRETA

Quando fazemos uma citação indireta colocamos apenas sobrenome do autor e ano da obra. Quando a citação é direta, além do sobrenome do autor e ano da obra, colocamos também a página do livro ou escrito ao qual retiramos a citação. Exemplo:

CITAÇÃO DIRETA NO FINAL DO PARÁGRAFO

A maioria dos professores habilitados não possui formação em música e além deste fator, existem professores que lecionam Artes sem ter formação na área. “Tal situação merece uma reflexão sobre as implicações ideológicas que subjugam os conteúdos artísticos como matérias de pouco valor, irrelevantes para a formação do indivíduo” (FUCCI-AMATO, 2015, p. 97).

Na citação direta com a referência no final do parágrafo deve conter sobrenome do autor em caixa alta, o ano da obra e página de onde foi retirada a citação separados por vírgula e dentro de parênteses.

CITAÇÃO DIRETA NO INÍCIO E MEIA DO PARÁGRAFO

Na citação direta no início ou meio do parágrafo a regra é que deve conter o sobrenome do autor fora dos parênteses e apenas ano da obra e página da citação direta dentro dos parênteses como no exemplo abaixo:

Segundo Fucci-Amato (2015, p.97) A maioria dos professores habilitados não possui formação em música e além deste fator, existem professores que lecionam Artes sem ter formação na área. “Tal situação merece uma reflexão sobre as implicações ideológicas que subjugam os conteúdos artísticos como matérias de pouco valor, irrelevantes para a formação do indivíduo”.

OBSERVAÇÃO: Citações diretas ou indiretas no fim do parágrafo a referência será sempre em caixa alta entre parênteses e a citação feita no início e meio do parágrafo o sobrenome do autor fica fora dos parênteses. 

CITAÇÃO DIRETA CURTA

Citações diretas com até três linhas devem ser escritas entre aspas como no exemplo abaixo:

Por esse motivo podemos afirmar que a música tem sua própria linguagem ou como aponta Lima (2010, p. 24) “[…] podemos dizer que os cérebros “falam” línguas diferentes, mas reagem igualmente à música […]”.

Ou

A música tem sua própria linguagem “[…] podemos dizer que os cérebros “falam” línguas diferentes, mas reagem igualmente à música […]” (LIMA, 2010, p. 24).

CITAÇÃO DIRETA LONGA

Na citação direta longa que possuem quatro linhas ou mais devem ser escritas em recuo de 4 cm e em alinhamento justificado e com fonte menor que o texto comum.

Enquanto que durante o corpo do trabalho usamos fonte tamanho 12, na citação longa usamos fonte de tamanho 10. No espaçamento entre as linhas durante o corpo do texto usamos 1,5 e na citação longa usamos 1,0.

CITAÇÃO DE CITAÇÃO

A citação de citação deve ser evitada ao máximo. É importante priorizar a leitura da obra e a citação da fonte ao invés de citar algo que foi citado por outro autor, mas toda via, se não for possível a leitura da obra e desejamos citar uma citação feita por outro autor existem algumas formas de realiza-las. Exemplo:

[…] a tarefa básica da música na educação é fazer contato, promover experiências com possibilidades de expressão musical e introduzir os conteúdos e as diversas funções da música na sociedade, sob condições atuais e históricas (SOUZA apud CUNHA & CUNHA, 2000, p. 176).

Ou

Para Souza (2005, p. 176, citado por CUNHA & CUNHA, 2000)

Ou

Para Souza (2005, p. 176, apud CUNHA & CUNHA, 2000)

Ou

(SOUZA, 2005, p. 176, citado por CUNHA & CUNHA, 2000)

Ou

(SOUZA, 2005, p. 176, apud CUNHA & CUNHA, 2000)

CITAÇÃO COM O MESMO SOBRENOME DE AUTORA E ANO

Quando fazemos mais de uma citação durante o trabalho e ele é do mesmo autor e foi escrito no mesmo ano devemos utilizar letras para identificar que essas citações são de obras diferentes como no exemplo abaixo:

Segundo Lima (2010a), a música proporciona à criança a possibilidade de interação com o meio, fazendo com que ela desenvolva suas capacidades por meio da experimentação de sons à sua volta.

No Ensino Fundamental I, seriam capazes de desenvolver de forma concomitante diversas habilidades, levando em consideração que a música exige o uso de várias áreas cerebrais, desenvolvendo inclusive a “[…] formação de redes neuronais estáveis de grande complexidade” (LIMA, 2010b, p. 22).

Nas referências no fim do trabalho também haverá a identificação pelas letras de acordo com o exemplo abaixo:

LIMA, E. S. Cérebro Musical. Revista Presença Pedagógica, 16 (95), set.-out.,2010a.

LIMA, E. S. Indagações sobre currículo: currículo e desenvolvimento humano; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pegel, Aricélia Ribeiro do Nascimento – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010b.

COMO ORGANIZAR REFERÊNCIAS DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT

Antes de citarmos as regras e o que é necessário conter nas referências bibliográficas é importante falar sobre a importância das referências em trabalhos acadêmicos e até mesmo em artigos eletrônicos, revistas dentre outros.

Quando escrevemos a respeito de um assunto e utilizamos referências/obras de diversos autores que defendem a ideia ao qual decidimos escrever, devemos sempre colocar no final do trabalho/artigo de onde foram tiradas as informações que complementam sobre o assunto escrito.

Quando o leitor lê um trabalho específico e se interessa pelo tema e pretende aprofundar seus conhecimentos na área, muitas vezes ele irá buscar ler os mesmos escritos que o autor do trabalho leu, dessa forma os leitores podem ter a oportunidade de ler as mesmas autorias que serviram de apoio sobre o assunto escrito no trabalho acadêmico.

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS DE ACORDO COM A ABNT

REFERÊNCIAS DESCONHECIDAS E OBRAS SEM AUTORIA (ANÔNIMO)

Quando desejamos fazer uma referência ao qual se desconhece o autor da obra iniciamos a referência pelo título da obra como no exemplo abaixo:

Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2013.

REFERÊNCIAS DE PUBLICAÇÕES GOVERNAMENTAIS

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n. 9.394/96. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 de abril de 2017.

Sempre que colocamos referências de publicações governamentais devemos inserir no início da referência o âmbito governamental podendo ser ele Brasil, Prefeitura de Guarulhos, dentre outros.

REFERÊNCIAS DE LIVROS COMPLETOS COM UMA AUTORIA

No caso das referências de livros completos o nome do autor vem antes do nome da obra como no exemplo:

REYES, Y. A Casa Imaginária: Leitura e Literatura na Primeira Infância. Brasil. 2. Ed.Global Editora, 2010.

A sequência da referência completo sempre será iniciada pelo nome do autor, depois nome da obra, logo em seguida país ou estado, editora e ano de publicação da obra para finalizar.

Lembrando que o nome da obra sempre é em negrito, o nome do autor deve ser completo e o último nome vem em primeiro lugar em caixa alta. Nos casos em que existem edições, deve ser mencionada a partir da 2ª edição.

REFERÊNCIAS DE LIVROS COM ATÉ TRÊS AUTORES

Para registrar a referência com livros com até três autores, colocamos o nome de cada autor separando-os utilizando ponto e vírgula como no exemplo abaixo:

FUCCI-AMATTO, R.; HOWARD, W.; LIMA, E. S. Escola e Educação Musical: (Des) Caminhos Históricos e Horizontes. Campinas: Papirus, 2015.

REFERÊNCIAS DE LIVROS COM MAIS DE TRÊS AUTORES

Sempre que a referência de uma obra tiver mais que três autores, citamos o primeiro autor e logo em seguido utilizamos a expressão et al. (sem itálico). Exemplo:

FUCCI-AMATTO, R. et al. Escola e Educação Musical: (Des) Caminhos Históricos e Horizontes. Campinas: Papirus, 2015.

REFERÊNCIAS DE AUTOR COMO ORGANIZADOR

Sempre que vamos colocar uma referência de autor como organizador devemos logo após o nome do autor da obra inserir o organizador como no exemplo abaixo:

FUCCI-AMATTO, R. (Org). Escola e Educação Musical: (Des) Caminhos Históricos e Horizontes. Campinas: Papirus, 2015.

Obs: podendo ser Org ou Orgs.

REFERÊNCIAS DE REVISTA CIENTÍFICA OU ARTIGOS ELETRÔNICOS

Quando usamos uma referência tirada da internet devemos seguir as regras de referência acrescentando após o ano de publicação o seguinte: ”Disponível em” e o link de onde se encontra a obra, exemplo:

PREFEITURA DE GUARULHOS. Lei Nº: 6.503, de 8 de Junho de 2009. Dispõe sobre o ensino de música na educação infantil, fundamental e EJA nas escolas municipais de Guarulhos.  Disponível em:<leis.guarulhos.sp.gov.br/06_prefeitura/leis/leis_download/06503lei.pdf>.      Acesso em: 25 jun. 2017.

OBS: As referências devem seguir a ordem alfabética como no exemplo abaixo:

Como Fazer um TCC passo a passo Como Fazer um TCC passo a passo

Confira mais de 200 Planos de Aula Gratuitos para Download Abaixo: BAIXE OS PLANOS DE AULA GRATUITAMENTE!!! 👇


Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta