Trata-se de uma situação de aprendizagem sobre o sistema de escrita com foco na interação do grupo-classe. Nela, os alunos têm de fazer uso dos saberes que têm sobre o sistema de escrita, explicar o modo como pensaram e confrontar com a escrita dos colegas para tomar a melhor decisão em relação à forma de grafar a palavra solicitada.
Esta é uma proposta a ser realizada de forma permanente nas classes em que os alunos ainda não escrevem alfabeticamente. Pode ser utilizada tanto no interior de projetos ou numa sequência didática; o importante é que a proposta esteja inserida em um contexto comunicativo.
- Planeje a organização das duplas antes de começar a atividade, considerando os conhecimentos dos alunos sobre o sistema de escrita:
- Alunos com escrita silábica com valor sonoro convencional com alunos com escrita pré-silábica.
- Alunos com escrita silábica com valor sonoro convencional com alunos com escrita silábica sem valor sonoro convencional.
- Alunos com escrita silábica com valor sonoro convencional com alunos com escrita silábico-alfabética.
- Os alunos com escrita alfabética devem ser agrupados e receber orientação para realizar outra atividade que permita discutir, por exemplo, a ortografia das palavras. Para isso, selecione nomes relacionados a uma categoria, por exemplo, brincadeiras que apresentam questões ortográficas (passa anel, corre cutia, balança caixão…). Ofereça as letras necessárias, em um saquinho, para montar cada uma das palavras e oriente os alunos dizendo: vocês vão montar um nome de cada vez (informe os nomes das brincadeiras), discutindo a melhor forma de grafar a palavra. Não pode, no entanto, sobrar letras no saquinho.
- Explique a atividade aos alunos: usando as letras móveis, deverão escrever o nome da brincadeira que será ensinada na aula seguinte (informe aos alunos qual é).
- Enquanto os alunos trabalham, circule pela classe observando as produções das duplas, identificando indícios que lhes permitam fazer intervenções.
Fonte:
Educa juntos : língua portuguesa / Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. – Curitiba : SEED – PR, 2021. – 286 p. Caderno de orientações didáticas para o professor ; segundo ano).
Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.