Você já percebeu que muitas palavras usadas nas artes visuais existem também na música? Por exemplo: harmonia, tonalidade, composição, escala e textura são palavras que existem tanto na pintura, quanto na música. O timbre, na música, é chamado de “cor do som”, as cores podem ser berrantes… Existe até o ruído branco! A relação entre visão e audição vai além de palavras e expressões, é algo comum aos homens, desde os mais remotos tempos, tanto na mitologia quanto na ciência e na Arte, vejamos em que situações essa união ocorre. Para escrever nós usamos sinais (letras) que representam os fonemas (sons), a escrita talvez seja uma das mais importantes formas de união entre imagens e sons, pois ela modificou totalmente o mundo.
Ao contrário das artes visuais a música não necessita de um suporte físico para existir, como uma tela, papel, madeira ou argila, entre outros. O principal suporte da música é o próprio tempo e por mais breve que seja um som ele sempre tem uma duração. As formas de Arte nas quais esses dois sentidos “visão e audição” são estimulados simultaneamente são aquelas construídas sobre o tempo, por exemplo em cerimônias religiosas, celebrações, formas artísticas que possuem uma narrativa, peças teatrais e mais recentemente no cinema, televisão, videogames, vídeo clipes, etc.
Do que são feitas as imagens e os sons?
Tanto as imagens como os sons são formados por combinações de ondas, essas ondas são caracterizadas por seu comprimento e frequência. As luzes são ondas eletromagnéticas e os sons são ondas mecânicas.
Só percebemos a cor dos objetos devido à luz que os ilumina, os objetos ao serem iluminados refletem a luz em diferentes frequências contidas no espectro eletromagnético. As cores que percebemos fazem parte do espectro chamado de luz visível, como demonstra o gráfico abaixo.
Certos animais possuem visão mais apurada que a nossa, felinos e aves de rapina, por exemplo, podem enxergar com muito pouca luz e a ciência imita essa capacidade visual dos animais por meio dos binóculos infravermelhos, que dão ao ser humano visão noturna. Ao contrário das ondas sonoras, as ondas eletromagnéticas não necessitam de um meio físico para se propagar, podendo viajar no vácuo do espaço. Assim como as luzes, os sons possuem uma faixa de frequências que escutamos, entre os infra sons e ultra sons, tanto os sons como as ondas eletromagnéticas são medidas em hertz. Para saber mais sobre este assunto leia também o Folhas 10.
Você já se perguntou por que a “luz negra”, comum nas festas, deixam certos brancos fosforescentes? Isso acontece porque elas emitem maior quantidade de luz ultravioleta, assim materiais fotoluminescentes absorvem o ultravioleta e refletem maior quantidade de luz (branco). O mesmo ocorre com os sabões em pó que fazem a roupa refletir mais luz do que realmente ela absorve, dando a impressão dela estar mais limpa.
REFERÊNCIAS:
Arte / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. – 336 p
Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.