Algumas Orientações Didáticas Relacionadas à Aprendizagem da Leitura

Algumas Orientações Didáticas Relacionadas à Aprendizagem da LeituraÉ possível detalhar os objetivos de aprendizagem relacionados à leitura e, assim, apresentar, em linhas gerais, o que pode ser feito em sala de aula. Vejamos:

  • Proporcionar momentos diários para que os alunos tenham contato com diferentes suportes de texto (jornais, revistas, livros informativos, folhetos, cartazes) e aprendam a conviver em um ambiente letrado e de valorização da leitura.
  • Planejar momentos de leitura envolvendo textos de diferentes gêneros, para que os alunos ouçam e comecem a perceber algumas características desses gêneros.
  • Propor situações de leitura por você e pelos alunos com diferentes propósitos, para que eles possam ampliar suas competências leitoras, tais como: ler rapidamente títulos e subtítulos até encontrar uma informação; selecionar uma informação precisa; ler minuciosamente para executar uma tarefa; reler um trecho para retomar uma informação ou apreciar aquilo que está escrito. Isso, sempre com sua ajuda e, inicialmente, de forma coletiva ou em grupo.
  • Planejar atividades nas quais os alunos possam, com sua ajuda, fazer uso de pistas textuais (como o autor, o gênero, o assunto, o tipo de ilustração, o suporte – se é um livro, uma revista ou um jornal, por exemplo) para aprender a antecipar o conteúdo do texto, inferir aquilo que está escrito e ampliar suas possibilidades de interpretá-lo.
  • Planejar momentos nos quais os alunos possam trocar ideias e opiniões, expor suas hipóteses e suas impressões sobre os textos que leem.
  • Propor situações em que os alunos sejam convidados a ler um texto para aprimorar suas estratégias de busca e localização de informações em diferentes suportes de escritas (jornais, revistas, enciclopédias, livros).
  • Planejar situações nas quais os alunos tenham que ler em voz alta, para que consigam adquirir maior fluência na leitura, respeitando pontuação, entonação e ritmo.
  • Participar de situações de leitura silenciosa para aprender a utilizar de forma cada vez mais autônomas estratégias de leitura – decifração, seleção, antecipação, inferência, verificação e avaliação.
  • Propor atividades de leitura por você e pelos alunos (individual ou coletivamente) para que eles aprendam a inferir o significado de uma palavra pelo contexto ou procurar o significado dela no dicionário – somente quando este for fundamental para a compreensão do texto.
  • Planejar momentos nos quais os alunos possam apreciar a dimensão estética do texto literário por meio da leitura autônoma ou daquela feita por você, professor, e, assim, reconhecer o valor da leitura como fonte de fruição estética e entretenimento.
  • Propor atividades nas quais os alunos adquiram autonomia para eleger aquilo que irão ler e construam critérios próprios com base na sua escolha e preferência literária.
  • Planejar situações de empréstimo de livros do acervo da classe ou da escola para que os alunos possam levá-los para casa e incorporá-los à sua vida cotidiana e de seus familiares, aprendendo a ter cuidado com os livros e demais materiais escritos.

Fonte:

Educa juntos : língua portuguesa / Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. – Curitiba : SEED – PR, 2021. – 286 p. Caderno de orientações didáticas para o professor ; segundo ano).

Confira mais de 200 Planos de Aula Gratuitos para Download Abaixo: BAIXE OS PLANOS DE AULA GRATUITAMENTE!!! 👇


Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta