Com certeza você já ouviu o termo psicologia em diversas situações. Todas as pessoas em geral utilizam “uma psicologia” no seu cotidiano. Na educação dos filhos, em uma conversa com um amigo, quando queremos convencer alguém de alguma coisa. Enfim, todos nós utilizamos o conhecimento acumulado pela psicologia que passou a ser chamado de senso comum.
Esse conhecimento é muito importante, entretanto nesta unidade serão apresentadas algumas questões da psicologia estudada pelos psicólogos: sua história, seus problemas, seus desafios e suas contribuições principalmente para nós educadores.
A psicologia passou a ser considerada como ciência em 1879. Costuma-se atribuir essa data como o seu início, pois foi quando se começou a desenvolver os primeiros laboratórios experimentais de pesquisa em psicologia na Europa, principalmente na Alemanha.
Assim, encontramos nos livros de psicologia essa data como referência ao surgimento dessa ciência. Isso não significa que antes não houvesse estudos de psicologia. Até então, ela era considerada um ramo da filosofia. Isto é, o conhecimento sobre o psiquismo humano era construído por meio das ideias de alguns pensadores.
No entanto, as descobertas revolucionárias daquela época, sob a influência do pensamento científico e o surgimento de outras ciências como a sociologia, a antropologia e a fisiologia, criaram a necessidade de se pensar a mente humana de outra forma. A forma experimental a partir do método científico.
Vamos pensar um pouco sobre o conhecimento humano. Mesmo sem ter estudado psicologia, com certeza você já deu respostas para muitas questões formuladas para entender e explicar o que se passa ao seu redor e com você mesmo. Vários são os caminhos e tentativas para as indagações acerca do começo do mundo, da nossa origem, de onde viemos e para onde vamos.
Quando estou em sala de aula com meus alunos, costumo perguntar o que eles entendem por psicologia e as respostas que aparecem são as mais diversas. As mais frequentes são:
- estudo da mente
- análise do comportamento
- guia para o autoconhecimento humano
- tratamento de enfermidades psicológicas
- estudo da alma
- estudo do homem
- trabalho profundo com pessoas
Poderia ainda citar muitas outras e com certeza você pode ter pensado em muitas coisas ou mesmo ter concordado com algumas dessas respostas. Compare suas respostas.
Não é fácil definir o que é psicologia. Alguns autores preferem falar em psicologias, no plural, dada as diferentes concepções de mundo e do homem. O importante antes de apresentarmos uma definição é refletir um pouco sobre a história dessa ciência e entender como ela influencia o nosso dia-a-dia .
O processo histórico da construção do conhecimento acontece ao mesmo tempo em que as novas formas de organização da sociedade vão se concretizando. Se olharmos, por exemplo, o surgimento da escravatura, com homens se apropriando de outros, podemos verificar também que em relação ao conhecimento acontece a mesma divisão de papéis na sociedade.
Enquanto temos homens e mulheres que se dedicam exclusivamente a trabalhar manualmente, criam-se condições para que outro grupo de homens (e nem sempre de mulheres) possa só trabalhar pensando.
Título : Relações Interpessoais: abordagem psicológica
Autor : Regina Lúcia Sucupira Pedroza
Fonte Domínio Público: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Relações interpessoais : abordagem psicológica / [Regina Lúcia Sucupira Pedroza]. – Brasília : Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2006.
Veja Também:
Assista aos Vídeos Abaixo:
Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.