Resumo do texto: Ética e cidadania escrito por Terezinha Rios

Resumo do texto: Ética e cidadania escrito por Terezinha RiosO texto Ética e cidadania escrito por Terezinha Rios, fala a respeito do que é a ética, a moral e as influências que sofremos; consequência de uma criação cultural que estabelece normas, regras e valores a serem seguidos.

Construção cultural

Segundo a autora, a ética (jeito de ser), é resultado de uma construção cultural de acordo com a sociedade em que se está inserido. As ações que tomamos são classificadas como corretas ou incorretas de acordo com a ética, ou seja, a ética é um resultado de uma construção política (interesses).

Valores éticos e morais

As atitudes tomadas individualmente por cada indivíduo, também sofrem influência da relação com os outros, ou seja, as características éticas e morais que são construídas conjuntamente em sociedade, influenciam no comportamento de cada indivíduo em particular.

Segundo a autora, nem sempre nossas ações são reflexivas; são realizadas muitas vezes porque os valores construídos são seguidos por nós sem que paremos para refletir sobre eles.

Na maioria das vezes esses valores que seguimos não se tratam de uma atitude que vise verdadeiramente o “bem comum”; mas se trata de um interesse vindo da elite que impõe seus interesses convencendo a sociedade de que as regras devem ser seguidas para o bem de todos, quando na verdade, o que está em jogo são apenas os interesses para o bem estar da classe dominante.

A sociedade

A autora enfatiza que se os valores éticos, morais e todas as práticas criadas realmente visassem o bem comum da sociedade, nossa sociedade não seria marcada por tamanhas desigualdades. A verdadeira cidadania segundo a autora, se trata da reflexão e a mudança de atitude perante a realidade; é usar de seus direitos para criar novas possibilidades e construir um mundo melhor.

Cada sujeito tem o poder de usar a reflexão e a criticidade em prol do desenvolvimento da cidadania. Bem como garantir que a diferença e a igualdade se estabeleçam a cada momento. O que impede que essa reflexão e a criticidade seja posto em prática é a falta de investimento na educação. Ou seja, o ensino que possibilita o desenvolvimento dessas capacidades no sujeito.

Classe dominante X população

Desta forma fica claro o porque não existe o investimento na educação (A classe dominante quer continuar manipulando a população).

O cidadão deve reconhecer seu direito de dizer, de saber que sua voz deve ser ouvida e ser respeitada. E não simplesmente reproduzir de forma alienada o interesse de terceiros que querem impor o que é melhor para eles sem se importar com o verdadeiro “bem comum”.

Quando a sociedade está embasada no saber refletir sobre as diversas opiniões, ouvir e respeitar ao próximo, vivenciamos o verdadeiro sentido da cidadania.  Tudo o que é democrático, é criado e construído conjuntamente, sendo estabelecida as regras e caminhos a serem seguidos.

Referências:
Texto: Ética e cidadania – Terezinha Azerêdo Rios

Assista aos Vídeos Abaixo:

   

   

Licença Creative CommonsEste Conteúdo está licenciado com uma Licença.


Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta