Objetivo do desenvolvimento psicomotor

O objetivo do desenvolvimento psicomotor é controlar o próprio corpo e ser capaz de realizar diferentes tipos de movimentos e expressões pela ação. O controle do corpo acontece de forma progressiva. Na idade de 0 a 2 anos o controle está ligado a duas grandes leis:

Lei céfalo-caudal e lei próximo-distal.

A lei céfalo-caudal está relacionada às partes mais próximas da cabeça, que são controladas antes, e que seguem em direção para baixo, ou seja, primeiro a criança controla a cabeça, depois o tronco.



A lei próximo-distal está relacionada às partes que estão mais próximas do eixo corporal e que são controladas antes das que se encontram mais afastadas, ou seja, antes de controlar o cotovelo, é necessário controlar o ombro.

A criança segue um padrão de desenvolvimento, desta forma entende-se que antes de uma criança andar, ela engatinha; antes de correr precisa saber andar; e para controlar o pulso precisa saber controlar o cotovelo e antes do cotovelo o ombro. Da mesma forma, não seria possível que uma criança conseguisse andar sem controlar o tronco e a cabeça, pois seria impossível ela se sustentar desta forma.

Durante os dois primeiros anos de vida, é importante estar sempre presente e estimulando a criança a passar pelas etapas; auxiliando e ajudando ela aperfeiçoar suas habilidades motoras de acordo com sua maturação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *