O que é lateralidade

Lateralidade

 

A lateralidade é a predominância de um dos lados do corpo, ou seja; um dos lados do corpo apresentará mais agilidade, força e precisão sobre o outro.

Bebês:

Eles realizam movimentos simétricos, ou seja; pegam objetos com as duas mãos juntas, ou movem as duas pernas. Os bebês costumam a usar a mão esquerda para pegar o que está do lado esquerdo e da mesma forma o lado direito se o objeto estiver do lado direito.



Por volta de 2 a 3 anos a criança começa a cruzar a linha média do corpo, ou seja, usa a mão de forma espontânea e a leva até o outro lado do corpo para pegar alguma coisa.

 

Como acontece o desenvolvimento da lateralidade?

 

Quando a criança é muito pequena, não tem noção que seu corpo tem dois lados. Aos poucos, conforme ela chuta, anda, pega objetos, pinta e etc, vai percebendo que seu corpo tem dois lados.

 

A criança por volta de mais ou menos 4 anos, começa a compreender que tem um braço de cada lado; uma perna de cada lado; e assim por diante. Por volta de 6 a 7 anos a criança tem conciência e reconhece os lados, e qual deles é o dominante.

 

Como descobrimos a lateralidade nas crianças?

 

Por meio de atividades que exijam levar uma bola com o pé ou chuta-la, lançar uma bola com as mãos, pintar ou recortar um papel e etc… Por isso é importante propormos atividades para que as crianças se desenvolvam.

Um comentário sobre “O que é lateralidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *