O que causa a indisciplina e como lidar com ela

Na postagem anterior falamos que a indisciplina é uma forma de protesto e rompimento das regras impostas por determinada instituição.

Então, o que causa a indisciplina?

Umas das causas de indisciplina em sala de aula é o autoritarismo do professor. Quando o professor não se preocupa com o aluno; não mostra respeito; ameaça e pune e só se preocupa em passar os conteúdos e não permite que os alunos dialoguem em sala de aula, ele está sendo autoritário e isso gera revolta na classe e consequentemente a indisciplina.



Ao contrário do professor autoritário, existe o professor com autoridade. Um professor com autoridade, age de forma que conquista o respeito dos alunos; mostra o objetivo de aprender os conteúdos; sabe escutar os alunos e dialoga com eles; sabe enxergar o aluno como ser humano e respeita-o e tenta transmitir seus conhecimentos de acordo com a realidade dos alunos.

Como estipular regras sem causar revolta e indisciplina entre os alunos?

Qual a finalidade da regra? a finalidade da regra na escola, na família e na sociedade em geral, serve para preservar o bem comum de todos. Ao criar uma regra, temos que estar atento se ela abrange o bem de todos. Na sala de aula ao criar regras é importante que o professor discuta elas juntamente com os alunos, e todos entrem em pleno acordo.

Outra coisa importante é que a regra estipulada em sala de aula, vale para o professor também;  se ele quebrar a regra, isso causará revolta nos demais. Da mesma forma em casa os pais com os filhos devem tentar ser o mais justo possível; dialogar e escutar os filhos, pois por meio do diálogo, obtem-se a melhor forma de resolver problemas.

A disciplina pode ser trabalha como um conteúdo na escola?

Sim, segundo Macedo a disciplina pode ser trabalha na sala de aula. Quando criamos nossos filhos, ensinamos costumes de acordo com nossa cultura, religião e etc.

Quando a criança entre em contato com a escola, ela se depara com a diversidade de culturas, religiões e costumes diferentes; isso pode causar conflito na sala de aula.

Então quando ocorre problemas, conflitos e intolerância entre os alunos, cabe ao professor conscientizar e ensiná-los, que um deve respeitar o outro, e conviver de forma harmoniosa respeitando as diferenças que existem entre si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *