O pedagogo e os campos de atuação

Muitas vezes o pedagogo (a) é visto simplesmente como um educador que trabalha em escola com crianças, quando na verdade, ser pedagogo vai muito além disso.

Na grade curricular do curso de pedagogia são encontradas disciplinas voltadas para a área da educação, como História da Educação e Metodologias de Ensino da matemática, geografia, alfabetização e história.

Além disso, o pedagogo cursa disciplinas voltadas à área da psicologia o que permite entender situações que influenciam no desempenho do aprendizado de forma geral.

O curso de pedagogia é abrangente e envolve a filosofia, sociologia, didática e relações interpessoais, o que prepara o pedagogo para enfrentar a realidade social, ser reflexivo e saber lidar com pessoas em geral.



Atualmente o pedagogo (a) atua em:

– Hospitais: A pedagogia hospitalar é um campo que permite ao pedagogo elaborar atividades para crianças que não possuem a oportunidade de frequentar a escola. Ele também é preparado para lidar de forma cuidadosa e levar em consideração o psicológico da criança, sabendo como suprir suas necessidades e encorajando-a durante o aprendizado e seu desenvolvimento como sujeito.

– Empresas: O pedagogo pode atuar na área de recursos humanos, na admissão de funcionários e treinamento de equipe, dentre outros. A pedagogia é um curso que prepara o pedagogo para saber como ensinar e quais as formas que cada sujeito aprende, desta forma o pedagogo é especializado em como ensinar e isso é fundamental na hora do treinamento de equipe pois, é importante compreender o psicológico dos funcionários e saber como ensinar levando em consideração a forma como cada sujeito se apropria do conhecimento.

As técnicas do pedagogo de forma geral fazem com que o sujeito sem perceber, seja envolvido por sua aula e que desta forma se aproprie do que lhe é proposto. Na admissão de funcionários, ele atua na análise do sujeito, levando em consideração como o sujeito se expressa e como se comporta e interage com outras pessoas.

– Escolas: Na escola, o pedagogo é habilitado para trabalhar nas etapas de educação infantil, no ensino fundamental 1, na coordenação e gestão escolar. Na educação infantil o pedagogo exerce a função de propiciar a criança o seu desenvolvimento integral (coordenação motora, raciocínio lógico, linguagem, expressão, socialização, dentre outros)

No ensino fundamental 1, o professor pedagogo é responsável em ensinar conteúdos dos anos iniciais que são do 1° ao 5° ano, sendo eles, conteúdos da língua portuguesa, matemática, natureza e sociedade (os nomes das disciplinas podem variar de escola estaduais para municipais), mas geralmente costumam ser disciplinas voltadas ao desenvolvimento da leitura e escrita (alfabetização), raciocínio lógico (matemática), e natureza e sociedade que envolve (ciência, biologia, geografia, dentro outros).

O pedagogo como coordenador pedagógico, possui a responsabilidade de mediar o trabalho dos professores, as propostas curriculares e o compromisso dos professores para com os alunos. Outra função importante do pedagogo na função como coordenador, é de conduzir a equipe escolar a trabalhar em conjunto, e de conduzir os professores ao aperfeiçoamento contínuo, ou seja, que se aperfeiçoem continuamente em sua área de atuação.

O pedagogo como gestor escolar tem como responsabilidade a organização da escola, o planejamento, sendo responsável por manter a organização física da escola, as questões financeiras, conduzindo de forma correta os gastos dentro da escola além do desempenho pedagógico e a articulação entre escola e comunidade.

Outro desempenho desta função está atrelado à direção e coordenação da escola orientando e conduzindo a interação entre a equipe escolar.

As funções do gestor exigem um olhar reflexivo e amplo pois seu papel é importante e deve ser realizado não simplesmente como líder, mais como um trabalho em equipe em que se deve levar em consideração à opinião da equipe escolar e comunidade em que a escola está inserida.

O gestor é responsável em inovar o processo educacional juntamente com os professores pedagogos e especialistas, em criar estratégias para solucionar problemas desde o desempenho de professores, alunos, comunidade, até as questões físicas da escola.

O pedagogo é um especialista habilitado na área da educação, didática, organização e gestão. Foram citados de forma resumida as funções de um pedagogo, mas vale ressaltar que existem muitas outras funções atreladas a todos os papéis citados acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *