Jogo – As duas Mãos

Jogo - As duas MãosOBJETIVO DO JOGO: Ampliar progressivamente o campo numérico, ou seja, investigando as regularidades do sistema de numeração decimal para compreender o princípio posicional de sua organização.

JOGO AS DUAS MÃOS

a) Aprendizagem:

Estabelecer relação de termo a termo; construir noções iniciais do Sistema de Numeração , sendo assim, Decimal; identificar a quantidade de dedos das duas mãos como base de agrupamentos de 10.

Assista ao vídeo sobre Jogo da Árvore:

b) Material Utilizado:

– 1 dado comum;Jogo - As duas Mãos

– aproximadamente 200 palitos de picolé;

– aproximadamente 30 liguinhas elásticas;

– 1 tabuleiro, com as duas mãos desenhadas, para cada participante.

c) Número de jogadores: 2 a 5 participantes.
d) Regras do jogo:

– Cada um, na sua vez, lança o dado.

– A quantidade que aparecer na face superior do dado após seu lançamento, corresponderá ao número de palitos que devem ser recolhidos pelo jogador e colocados no tabuleiro sobre a ilustração que Jogo - As duas Mãosreproduz os dedos das mãos.

– Passa a vez para o próximo jogador.

– Na rodada seguinte, pega-se novamente a quantidade de palitos de picolé que sair na jogada do dado, dessa forma colocando um em cada dedo das mãos do seu tabuleiro, não podendo colocar dois palitos em um mesmo dedo.

– Os palitos que porventura sobrarem devem ser colocados novamente, em cada um dos dedos.

– A cada rodada, continua-se colocando um palito em cada dedo, de acordo com os números que saírem no dado.

– Quando em todos os dedos houver um palito, deve-se recolher os 10 palitos e enlaçá-los com uma liguinha elástica, assim sendo, formando um grupo com 10 pontos e colocando-o no espaço indicado no tabuleiro.

– Ganha o jogo quem fizer mais pontos após 10 rodadas.

Variações do jogo:

1) Podem ser mais rodadas.

2) Podem ser utilizados outros materiais, tais como: material dourado, tampinhas de garrafa de cores diferentes (por exemplo, cada tampinha verde vale dez tampinhas amarelas, e assim por diante), sementes (por exemplo: uma semente de feijão vale dez de milho, e assim por diante), dinheirinho de papel, etc.

3) As crianças podem criar o próprio tabuleiro, contornado as duas mãos em uma folha de papel.

e) Problematizando:

É interessante perceber que os princípios da contagem vão se estabelecendo na medida em que a criança relaciona a sequência dos nomes dos números, ou seja, os objetos que estão sendo contados (termo a termo). Esse jogo possibilita a criança vivenciar esta característica da relação numérica com a quantidade correspondente.

Em um primeiro momento, é importante que o professor instigue a criança a realizar a contagem em voz alta, dessa forma a criança estará realizando a relação “nome do número – quantidade” de forma correta. Outro aspecto relevante é o princípio da composição de agrupamentos de dez (base decimal) tendo como ponto de partida os dez dedos das mãos.

Dessa forma o professor pode instigar as crianças a observarem as quantidades de dedos de cada mão, estabelecendo relações com quantidades, tais como: quantos dedos há em uma mão? E em duas? Como podemos registrar essa quantidade? Há outras formas de registros?

E, aqui, é uma oportunidade de representar o 10 de diferentes formas, tais como: 5 + 5; 2 vezes o 5; 2 + 2 + 2 + 2 + 2; sendo assim como  utilizar representações pictóricas, por estarem mais próximas à forma como as crianças pequenas expressam suas aprendizagens iniciais.

Após o jogo

Além de identificar a quantidade de pontos que cada jogador fez, é possível estabelecer diversas relações entre as quantidades de pontos que cada um obteve, bem como: quantos pontos uma criança fez a mais que a outra? Qual a diferença de pontos entre uma criança e outra? Como podemos fazer para descobrir?

Essa é uma oportunidade para explorar diferentes estratégias para resolver a situação posta, assim sendo valorizando as formas particulares que cada criança utiliza. O professor pode também, ampliar as problematizações, ou seja, propondo situações que vão além dos resultados obtidos durante o jogo, favorecendo reflexões sobre o que poderia acontecer, como, por exemplo: Um jogador que tirou o número 3 no primeiro lançamento do dado pegou 3 palitos, ele consegue formar um grupo com 10 palitos em mais uma jogada? Explique.

REFERÊNCIAS:

Jogo – As duas Mãos – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

Assista aos Vídeos Abaixo:

   

   


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2 comentários sobre “Jogo – As duas Mãos

    1. Pedagogia Online disse:

      Muito Obrigada a você por nos presentear com sua visita!…

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