Esquema corporal

O que é esquema corporal?

O esquema corporal é a consciência que a criança tem de si em relação ao seu corpo. Conforme a criança vai crescendo, ela vai aos poucos identificando as partes do corpo e tendo noção do espaço que ocupa.

De 0 a 2 meses, a criança realiza movimentos descontrolados conforme sua necessidades, como sono, fome ou algum tipo de incômodo.



De 2 meses a 3 anos, a criança age expressando-se por meio de movimentos ainda mal controlados para expressar suas emoções. A partir desses movimentos, ela vai tomando consciência das partes do corpo.

De 3 a 6 anos, a criança percebe que o seu corpo é um meio em que ela interage consigo, com os outros e o meio ambiente.

 

De 7 a 12 anos, a criança já tem consciência do seu corpo e consegue usá-lo para realizar objetivos.

 

Complicações envolvendo o esquema corporal:

 

Quando o sujeito não tem conhecimento suficiente do seu corpo, o sujeito sente dificuldade em localizar as diferentes partes do corpo; dificuldade de se locomover em determinados espaços; controlar seus movimentos de forma harmoniosa e podem se confundir em relações às coordenadas como por exemplo (em cima, embaixo, linhas horizontais e verticais).

Atividades que ajudam no desenvolvimento do esquema corporal:

É interessante colocar crianças enfrente ao espelho para que elas se visualizem. Propor atividades como música nomeando as partes do corpo enfrente ao espelho, e bonecas.

Muitos não enxergam  a importância das brincadeiras e músicas, mais saibam de uma coisa, isso transmiti um resultado incrível na vida das crianças e fazem com que elas se desenvolvam de forma surpreendente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *