Autoconceito, autoestima e autoeficácia na aprendizagem

O que é Autoconceito?

O autoconceito refere-se ao conhecimento que o sujeito possui de si mesmo, ou seja, a forma como ele enxerga o “EU”.

Exemplo: Todos deveriam gostar de mim! pois sou sincera, companheira, divertida e inteligente.

Quando uma pessoa descreve: sou sincera, companheira, divertida e inteligente, ela está descrevendo seus atributos e características que ela vê em si.

O que é Autoestima?



A autoestima é quando uma pessoa reconhece seu valor e as qualidades que possui. Característica de uma pessoa confiante e com um senso psicológico ativo.

Como ocorre a formação do Autoconceito e a Autoestima?

Conforme Wallon (1995) o autoconceito começa a se formar quando a criança reconhece que é separado dos outros e que cada sujeito é diferente.

Durante a infância a descrição que as crianças fazem de si costumam ser concretas, como por exemplo:

Sou alta, magra e tenho cabelos longos.

Na fase da adolescência, buscam diferenciar-se dos outros usando a crença (Wallon,1995)

O sujeito já atribui qualidades mais abstratas como por exemplo:

Sou alegre, calmo, sincero…

O autoconceito acontece na interação da criança com os outros. A partir disso, ela começa a analisar e a comparar-se. Crianças que costumam ouvir constantemente sobre suas qualidades positivas de pessoas significativas em sua vida, tendem a possuir uma autoestima mais alta. Da mesma forma o inverso.

O que é Autoeficácia?

A autoeficácia está ligada a crença de suas capacidades, habilidades e talentos. Uma pessoa com autoestima tende a ter mais autoeficácia para realizar tarefas, pois confia em si mesma.

Quando um sujeito não possui uma visão positiva de si, consequentemente se torna menos motivado e desenvolve sentimentos de fracasso e desmotivação que impedem que ele tenha um bom desempenho.

Como Ajudar o aluno a ter um ótimo desempenho em sala de aula?

Para Vygotsky e Wallon, a aprendizagem acontece por meio da afetividade que existem nas interações entre o sujeito e o meio.

Quando um professor se preocupa com o aluno preparando uma aula; proporcionando um diálogo e ajudando o aluno a aprender, isso faz com que ele se sinta importante e como consequência isso irá gerar uma autoestima maior nele, que lhe trará uma autoeficácia na hora de realizar suas tarefas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *