A origem da filosofia

A origem da filosofiaQuando o ser humano nasce, ele possui uma atitude que é considerada espontânea, ou seja; uma atitude sem sistematização em que ele aceita os acontecimentos sem questionar ou refletir sobre eles.

Esta atitude é considerada parte do senso comum. A segunda postura, é a atitude sistematizada; aquela em que o sujeito se preocupa e busca a resposta para os acontecimentos.

Questionando e buscando possíveis verdades concretas sobre aquilo que o intriga.

 

Segundo (Villela, 2007):

A atitude sistematizada não é tão generalizada e  surgiu muito mais tarde na história dos humanos.

É resultado da evolução do conhecimento e se fundamenta em uma reflexão questionadora, que não só lhe permite, mas induz continuamente a um aprofundamento cada vez maior.

A postura sistematizada teve início na Grécia, a partir de um culto religioso por nome “Orfismo”

OBS: (Orfismo: Conjunto de crenças antigas e religiosas presentes no período grego helenista, associadas com a literatura do poeta mítico Orfeu que, na Crença deles, desceu ao Hades e voltou).

O caminho rumo à filosofia, é um caminho longo e demorado. Considera-se que até hoje estamos nesta caminhada pois, o ser humano até os dias de hoje, busca a submissão, a magia e a religião como fatores de trajeto de sua existência.

Veja Também:

Referências:

Villela – Apontamento elaborados para apoiar o acompanhamento da disciplina filosofia nos cursos de pedagogia, psicologia e serviço social na Universidade Guarulhos. 2007

Assista aos Vídeos Abaixo:

   

   

Licença Creative CommonsEste Conteúdo está licenciado com uma Licença.


Descubra mais sobre Curso Completo de Pedagogia

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta